Canadiana, de origens marroquinas, e a viver em Paris, La Zarra é a voz que em 2023 vai representar França no Festival Eurovisão da Canção. O facto já era conhecido, uma vez que a televisão estatal francesa optou por não realizar este ano a seleção “Destination Eurovision”, tendo apostado antes no modelo de escolha interna, comunicando desde logo o nome da cantora. A novidade, este domingo, foi a revelação da canção através de um vídeo apresentado durante o noticiário da France 2, que capta uma atuação cenografada entre um cuidado desenho de luz. “Évidemment” é uma canção pop co-assinada pela própria cantora e pelo produtor Benny Adams. A equipa criativa envolve ainda, na produção, a dupla Banx & Ranx, que já trabalhou com nomes como os de Dua Lipa, David Guetta ou Ellie Goulding. La Zarra tem obra em disco registada desde 2020 e em 2022 lançou o seu álbum de estreia “Traîtise”.
https://www.youtube.com/watch?v=GWfbEFH9NvQ&ab_channel=EurovisionSongContest
Presente na Eurovisão desde a estreia do concurso, em 1956, arrebatou três vitórias entre os sete primeiros anos do festival (1958, 1960 e 1962) e juntou mais adiante duas mais ao seu palmarés, uma delas em 1969 (o ano das quatro vencedoras ex-aequo), a quinta em 1977 com “L’Oiseau et L’Enfant”, na voz da luso-francesa Marie Myriam. Em 2021 ficou perto do triunfo, com a canção de Barbara Pravi, “Volià” a terminar a votação em segundo lugar.
https://www.youtube.com/watch?v=68lbEUDuWUQ&ab_channel=EurovisionSongContest
Também este fim de semana ficou conhecida a representante da Lituânia. A vencedora da final da seleção local, a “Pabandom iš naujo” foi Monika Linkytė, que canta, em inglês, “Stay”, canção que liderou a escolha do júri e terminou em segundo a votação do júri, concluindo assim, à sétima tentativa, o sonho da cantora em representar o seu país na Eurovisão.
A Lituânia chegou ao concurso em 1994 e tem como melhor resultado o sexto lugar obtido em 2006 pelos LT United (com “We Are The Winners”).