A música latina tem sazonalidades, como todas as outras de origem popular, mas não gosta de intervalos. Até por saber que as férias e o abrandamento de Verão garantem uma maior disponibilidade, ou uma menor pressão rotineira, a quem ouve. Nesse sentido, o cardápio Agosto/Setembro mantém a cruzada do “Bairro Latino” em bom ritmo, e em melhores canções.
Agosto estreou-se com nada menos do que dez descobertas – todas inéditas no programa – de dez vozes femininas francófonas, uma delas colectiva.
Lá mais para diante, fará duas viagens de reencontro com outras tantas bandas de percurso apelativo e impressões digitais bem definidas: os espanhóis Hombres G, da linha da frente da movida madrilena, e os mestiços franceses dos Mano Negra, de que acabou por saltar essa força viva que é Manu Chao, que ainda recentemente veio até cá. Ajudaremos a descobrir uma campeã de vendas em Itália: a notável Emma.
Tudo sem nos esquecermos das melhores memórias, assinalando com música alguns aniversários de proeminentes figuras: primeiro, em Agosto, o francês Hugues Aufray, que chega aos 95 (!) anos; depois, já em Setembro e em semanas consecutivas, há duas figuras incontornáveis da canzone que se tornam nonagenárias: Ornella Vanoni e Gino Paoli. Junte-se ainda uma convidada que pode parecer vir de fora da “magistratura de influência”, por ser inglesa e por ser actriz. Nada mais ilusório: Charlotte Rampling – é dela que se fala – canta e fala em francês, em dois discos separados por vinte anos. E vale, em pleno, a investida.
Junte-se a isto um dado circunstancial, mas nada negligenciável: até 15 de Setembro, os almoços de domingo na Antena 1 (13.00-14.00) são regados com música latina. Que é como quem diz, com repetições de um “sortido fino” do Bairro, que nos permitirá voltar a ouvir as emissões em que estão em destaque Isabelle Adjani, Rodrigo Cuevas, Karol G, Antonio Machin e Lucio Dalla, entre outros. Felizmente, a boa matéria-prima e os condimentos mais apetecíveis nunca faltam.