Bento XVI foi o 265.º Papa da Igreja Católica. Foi eleito para suceder a João Paulo II em 2005. Antes desse momento, além de cardeal, fora nomeado em 1977 prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé. O seu pontificado durou oito anos, até 2013, quando, por motivos de saúde, deixou o cargo, tornando-se Papa emérito, numa decisão inédita em quase 600 anos de história da Igreja.
Joseph Ratzinger nasceu em Marktl an Inn, uma pequena vila da Baviera, na Alemanha, no dia 16 de abril de 1927. Filho de um comissário da polícia e de uma mulher de ascendência austríaca, passou a infância e adolescência em Traunstein, uma pequena localidade perto da Áustria. Depois de nos últimos meses da II Guerra Mundial ter sido convocado para os serviços antiaéreos pelo regime nazi, regressou ao seminário juntamente com o irmão, obtendo depois o doutoramento em Teologia. Lecionou em Bonn, Münster e em Tubinga.
Em 1977, Paulo VI criou-o cardeal e, um ano depois, participou do conclave que elegeu João Paulo II. No dia 19 de abril de 2005, Joseph Ratzinger foi eleito Papa pelo Colégio dos Cardiais. A escolha do nome “Bento” (do latim “Benedictus”) foi uma homenagem ao Papa italiano Bento XV (1914-1922).
O Papa emérito é considerado um intelectual da doutrina católica. No seu currículo conta com mais de cinco doutoramentos e possui vários livros publicados, entre eles a primeira encíclica ‘Deus Caritas Est’ e ‘Jesus de Nazaré’. Nos últimos anos, o Papa emérito morou no convento Master Ecclesiae, dentro do Vaticano, tendo mantido uma boa relação com o seu sucessor.