"Do Algarve à Lapónia" é uma série de programas da RTP que vai mostrar como é que os fundos europeus são aplicados em mais de 50 regiões, nos diferentes 27 países membros da União Europeia. O programa vai percorrer toda a União Europeia e revelar projetos em áreas tão diversas como a agricultura, o ensino, as novas fontes de energia, o combate à pobreza, as alterações climáticas, as migrações e muito mais.
também disponível
Hoje, vamos até à Galiza, conhecer o dia-a-dia das pessoas que vivem na raia. Descobrimos um projeto entre Portugal e Espanha de proteção das espécies do rio Minho. Apresentação de Miguel Van Der Kellen.
Vamos à Croácia: em Pula conhecemos um aquário dentro de dois fortes militares e visitámos o arquipélago de Losing, um dos mais selvagens do país. Apresentação de Miguel Van Der Kellen
Vamos à Estónia conhecer mais 2 projetos financiados por fundos europeus: a reconversão de uma antiga prisão soviética em Rummu e a remoção de 8 barragens no rio Parnu. Apresentação: Miguel van der Kellen.
Vamos a Aveiro descobrir um centro de estudos do mar e a Sines visitar o primeiro parque subaquático de Portugal Continental. Apresentação de Miguel van der Kellen.
Esta semana vamos até vamos até França, conhecer projetos na área da energia sustentável e da economia circular, financiados por fundos europeus.
Vamos até aos Países Baixos conhecer os campos de tulipas e os projectos de aquacultura. Do Algarve à Lapónia tem apresentação de Miguel Van der Kellen
Esta semana vamos até à Irlanda, para perceber como uma zona portuária se está a transformar na porta de entrada para a Europa. E ainda, uma rede ecológica que quer assegurar a biodiversidade das zonas verdes irlandesas
Do Algarve à Lapónia vai percorrer 52 regiões dos 27 países da União Europeia. Esta semana, recordamos alguns dos países por onde o Do Algarve à Lapónia já passou. Apresentação de Miguel Van der Kellen.
Malta é um dos países mais afetados pela falta de água doce. Conhecemos dois projetos de abastecimento de água para população e agricultura e um espaço verde que esconde toneladas de lixo.
Vamos até Itália, mais precisamente a Nápoles, onde se encontram vários projetos sociais apoiados por fundos europeus. Apresentação de Miguel van der Kellen.