Saltar para o conteúdo
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • Zigzag Play
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
Antena 1 - RTP
  • Programas
  • Podcasts
  • Vídeos
  • Música
    Nacional Internacional Fado Discos Antena 1 Concertos Antena 1
  • Notícias
  • Semanas Temáticas
  • Programação
  • O que já tocou
  • Outros Temas
    Cinema e Séries Cultura Política e Sociedade

NO AR
PROGRAMAÇÃO O QUE JÁ TOCOU
Os Dias que Correm
Antena 1 - RTP
Imagem de 33 vértebras
Imagem de Os Dias que Correm

Os Dias que Correm

Fernando Alves | 30 set, 2024, 09:47

33 vértebras

A rubrica diária de Fernando Alves nas manhãs da Antena 1, para ouvir e ler.

Imagem de 33 vértebras
Imagem de Os Dias que Correm

Os Dias que Correm

Fernando Alves | 30 set, 2024, 09:47

33 vértebras

A rubrica diária de Fernando Alves nas manhãs da Antena 1, para ouvir e ler.

Imagem de Os Dias que Correm

Os Dias que Correm

O que guardamos dos dias. O que passando, fica. Fernando Alves na Antena 1.

Ver Programa
O Público mostrou-nos este sábado o olhar de Robaika, a sudanesa de 25 anos que fita com uma beleza magoada a câmara do fotojornalista Thomas Mukoya da Reuters. Robaika segura o filho, 33 vértebras que parecem romper a pele e que dispensam todos os relatórios relacionados com a subnutrição das crianças nas mais críticas zonas de África.
O fotojornalista queniano Thomas Mukoya tem percorrido os campos de refugiados onde a ajuda internacional dificilmente rompe o fogo cruzado entre as tropas sudanesas e os paramilitares. A expressão “morre-se por um prato de lentilhas”, é a legenda crua do dia a dia dos campos da fome onde a lentilha é a base da alimentação, quando calha. E calha pouco.
Mukoya não é um abutre, é um fotojornalista que persegue a beleza de África, por mais magoada. Ele já nos mostrou a arquitectura modernista de Asmara, na Eritreia. E as crianças na escola da aldeia das margens do lago Vitória onde viveu a avó de Obama.
Talvez a mão que segura a câmara lhe tenha tremido, talvez o olhar se lhe tenha embaciado, diante desta mãe que segura contra o peito o filho cujos ossos quase rompem a pele. Não lhe ocorrerá distinguir as costelas flutuantes das verdadeiras ou das falsas olhando aquela criança pronta para a morte. A morte é já o outro nome da pele dos famintos do Sudão.
Na reportagem da Reuters que as imagens captadas por Thomas Mukoya enriquecem, alguém diz: “Há dias em que não sei se estou vivo ou morto”.
Tropas governamentais ou grupos rebeldes barram regularmente os camiões da ajuda alimentar, o óleo e as lentilhas que são o bife dos campos.
Robaika, a mãe que encosta ao peito o filho talvez moribundo, não nos dá a ver, da criança, o esterno, a cartografia ferida do tórax.
Já vos descrevi as omoplatas do filho de Robaika?
São tão salientes que criam a ilusão de um corpo transparente e tão desamparadas de trapézio. músculos e ligamentos, que tornam improvável a abdução do ombro, um gesto de adeus.
Esta imagem pede uma reflexão sobre a omoplata como aquela que Ferreira Gullar fez sobre um osso da própria perna, num poema de “Em alguma parte alguma”: “A parte mais durável de mim/ são os ossos/ e a mais dura também/ Como, por exemplo, este osso/ da perna/ que apalpo/ sob a macia cobertura”.
Robaika afaga com cuidado a clavícula breve do filho que segura contra o peito. Ela não pode ir apanhar ervas bravias com o grupo de mulheres que o fotojornalista Thomas Mukoya  agora observa. As mulheres capinam as ervas bravias que em seguida vão cozinhar. Porque essas ervas bravias apanhadas do chão são o alimento base do campo.
Firmam-se nos quadris, nos ossos das pernas, as mulheres que apanham as ervas bravias do campo de refugiados. “O osso/ este osso/ (a parte de mim/ mais dura/ e a que mais dura) é a que menos sou eu?”
O filho de Robaika, película de pele tão fina sobre os ossos, transparente como uma radiografia. Como o olhar de um fotojornalista.
Texto e programa de Fernando Alves
Os Dias que Correm

Pode também gostar

Imagem de Uma exposição, um livro, um jardim

Uma exposição, um livro, um jardim

Imagem de Há cem anos, no Limoeiro

Há cem anos, no Limoeiro

Imagem de Guardador de rebanhos em modo remoto

Guardador de rebanhos em modo remoto

Imagem de O bodião ao espelho

O bodião ao espelho

Imagem de Espantalhos

Espantalhos

Imagem de Nossa Senhora da Aflição

Nossa Senhora da Aflição

Imagem de Mirandés, lhéngua fidalga

Mirandés, lhéngua fidalga

Imagem de A eternidade da água

A eternidade da água

Imagem de Náufragos Tranquilos

Náufragos Tranquilos

Imagem de Turismo macabro

Turismo macabro

PUB
Antena 1

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

  • Aceder ao Facebook da Antena 1
  • Aceder ao Instagram da Antena 1
  • Aceder ao YouTube da Antena 1

Instale a aplicação RTP Play

  • Apple Store
  • Google Play
  • Contactos
  • Frequências
  • Programas
  • Podcasts
Logo RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS
    • DESPORTO
    • TELEVISÃO
    • RÁDIO
    • RTP ARQUIVOS
    • RTP Ensina
    • RTP PLAY
      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS
      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS
    • Provedora do Telespectador
    • Provedora do Ouvinte
    • ACESSIBILIDADES
    • Satélites
    • A EMPRESA
    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE
    • CONSELHO DE OPINIÃO
    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO
    • RGPD
      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2025