Neste dia 27 de março, assinala-se o Dia Nacional do Dador de Sangue. Com a pandemia as pessoas começaram a trabalhar a partir de casa e os alunos passaram, também, a ter aulas não presenciais; isso constituiu um importante desafio, já que as unidades móveis de recolha estavam em locais-chave na via pública e durante a pandemia e questões de distanciamento social sentiu-se uma quebra nas dádivas.
Em 2020 houve uma diminuição de 7% na dádiva de sangue em Portugal, mas logo em 2021 a situação reverteu. E os valores voltaram a níveis superiores a 2019.
Porém, os desafios não acabam. A população portuguesa está progressivamente a envelhecer. A dádiva de sangue em Portugal intensifica-se em dois grandes grupos populacionais, os jovens dos 18 ao 24 e os adultos dos 45 aos 65 anos. O enorme problema é a população dos 25 aos 44 anos em idade ativa, nos primeiros anos de carreira profissional.
Quem pode doar sangue?
Podem doar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 kg e idade compreendida entre os 18 e os 65 anos. Para uma primeira dádiva, o limite de idade é 60 anos.
A dádiva de sangue é benévola e não remunerada. A doação de sangue pode ser feita de quatro em quatro meses pelas mulheres e de três em três meses pelos homens.
A saber…
Os tipos de sangue são A, O, que são os mais comuns, AB e B, que são mais raros.
As pessoas com sangue do tipo O podem doar sangue a qualquer pessoa, mas só podem receber doações de pessoas com o mesmo tipo de sangue. Por outro lado, as pessoas do tipo AB podem receber sangue de qualquer pessoa, mas só podem doar para pessoas com o mesmo tipo sanguíneo.
Já pessoas com sangue do tipo A podem doar apenas para outras do tipo A ou tipo AB, assim como as do tipo B só podem doar para B e AB.
Além dos tipos de sangue, existe o fator RH, que determina se o tipo de sangue é positivo ou negativo e influencia na compatibilidade sanguínea. Assim, pessoas com sangue positivo podem receber de pessoas com qualquer RH, mas só podem doar para outras com sangue positivo. Enquanto que, se o sangue tiver RH negativo, podem doar para pessoas com sangue positivo ou negativo, mas só podem receber negativo.
A 4 de junho comemora-se o Dia Mundial do Dador de Sangue.