Esta semana no “A1 Doc”, o jornalista Horácio Antunes leva-nos numa viagem até às Aigras, duas pequenas Aldeias do Xisto encravadas na Serra da Lousã, no concelho de Góis, onde a desertificação é combatida pela teimosia de poucas, mas determinadas, mulheres.
Entre a chuva e o frio do final do inverno, subimos aos cumes desta serra para conhecer Elsa Claro, a única habitante de Aigra Velha. Há 41 anos, esta pastora escolheu este recanto do mundo como seu lar e, nos últimos 14 anos, vive completamente sozinha, tendo como companhia apenas o seu pequeno rebanho de cabras e a imensidão da paisagem serrana.
A poucos quilómetros, em Aigra Nova, a realidade não é muito diferente. Ali residem apenas duas pessoas: Lurdes Claro e Cátia Lucas. Um sinal da desertificação que afeta grande parte do interior português, mas também um testemunho de resistência e ligação à terra.
Apesar do aparente abandono, a Lousitânea – uma associação sem fins lucrativos – trabalha para manter vivas estas e outras aldeias da região.
A reportagem de Horácio Antunes captura o dia-a-dia e as memórias destas mulheres que, contra todas as adversidades do isolamento, do clima e do esquecimento, mantêm vivas as “suas” Aigras. Uma história de resiliência, identidade e profunda ligação à terra.
Ouça este peça no programa “A1 Doc”, disponível no Spotify, Apple e Google Podcasts e RTP Play.
Esta reportagem tem também uma versão legendada para pessoas com dificuldades auditivas na página de Facebook do “A1 Doc” e no player abaixo: