O mote que nos representou na Eurovisão, agora, dá azo ao novo podcast da Antena 1. “Ai Coração” reúne um jornalista e um especialista residente, para discutir tudo sobre doenças cardiovasculares. De comportamentos de risco à prevenção, do diagnóstico ao tratamento.
De um lado, Miguel Soares: voz que ouvimos nos noticiários da Antena 1, além dos programas “Verdes Anos” e “Old Friends”. Do outro, Mário Espiga de Macedo, cardiologista e médico de medicina interna. Antigo professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, já foi o vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia e presidiu à Sociedade Portuguesa de Aterosclerose. Falámos com Miguel Soares sobre este novo formato, disponível no Spotify, na Apple e Google Podcasts, bem como no RTP Play.
“Ai Coração” nasce “da vontade de ajudar a esclarecer sobre as doenças que mais matam em Portugal”, diz Miguel Soares à Antena 1. “‘Quem te avisa, teu amigo é’… e é um pouco esse o papel deste podcast. Não é tanto um programa de ciência, mas sim de linguagem simples e acessível para quem quer saber mais sobre patologias que podem afetar qualquer pessoa.”
De que forma interagem um jornalista e um especialista? “O jornalista põe-se no lugar de qualquer leigo na matéria e põe dúvidas ao médico. O cardiologista Mário Espiga de Macedo responde com conselhos úteis e práticos.” São doze episódios no total, em torno de “exercício físico, alimentação, obesidade, tabaco, álcool, hipertensão, diabetes, colesterol, poluição e novas tecnologias, entre outros temas”.