A 14 de fevereiro de 2005, uma revolução visual tomou conta da Internet.
O YouTube foi fundado por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, inspirados pela dificuldade de aceder a vídeos de dois momentos mediáticos em 2004: o incidente de Janet Jackson no Super Bowl, e o tsunami no Oceano Índico. Karim publicou e protagonizou o primeiro vídeo, de apenas 19 segundos, filmado no jardim zoológico de San Diego, na Califórnia.
Com o passar do tempo, a duração dos vídeos foi alargada, e a noção do “vídeo viral” ajudou a popularizar a plataforma digital como rede social, saindo do computador para abraçar também os telemóveis e os televisores. Em novembro de 2014, eram publicadas mais de 300 horas de vídeos por minuto, e desde então o YouTube lançou serviços especializados de música e videojogos.
A rádio não se desmarcou desta revolução: longe vão os dias da telefonia, puramente sonora; hoje, é verdadeiramente multimédia, com uma operação audiovisual que se estende pelas redes sociais. Comprove-o na página de YouTube da Antena 1, onde pode assistir a atuações musicais ao vivo, entrevistas exclusivas e imagens de programas e podcasts da rádio pública, incluindo o “Postal do Dia” de Luís Osório.