Após duas edições de sucesso, “Tratar o Cancro por Tu” – iniciativa do Ipatimup com a Antena 1 – está de volta para uma terceira temporada. O conjunto de conferências percorre o país e debate com a população os mais recentes avanços científicos e médicos na área do cancro.
Em 2024, entre janeiro e abril, os cientistas do Ipatimup e alguns dos melhores especialistas locais estarão em seis cidades para falar sobre cancros da próstata, mama, cólon, sistema endócrino, pulmão e tumores pediátricos. Neste novo ciclo de sessões presenciais sobre literacia de cancro, o objetivo é debater os avanços científicos e as terapias mais recentes, simplificar conceitos, alertar para a necessidade do diagnóstico precoce e da prevenção, colocando os doentes no centro da discussão.
A primeira sessão sobre cancro da próstata, realiza-se no Porto, esta quinta-feira (18 janeiro), às 18h30, no Auditório da Biblioteca Almeida Garrett, e tem já presença confirmada do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e a participação especial do músico Pedro Abrunhosa. A entrada é livre, mediante reserva de bilhetes nesta ligação.
A segunda sessão, sobre cancro da mama, será a 1 de fevereiro, em Aveiro (reserva de bilhetes neste link). Seguem-se sessões sobre cancro do cólon, no Funchal, sobre tumores endócrinos, na Covilhã, cancro do pulmão, em Braga, e tumores pediátricos, em Faro. As sessões serão sempre às quintas-feiras, às 18h30. À iniciativa juntam-se novamente alguns dos melhores especialistas nacionais, com destaque para a presença em todas as sessões do Prof. Manuel Sobrinho Simões, diretor do Ipatimup.
Em 2024, contamos também com a participação especial da associação de teatro e artes performativas de Matosinhos Colibri Arts&Culture, que vai apresentar uma performance artística criada especialmente para estas sessões.
Com estas sessões, explica José Carlos Machado, membro da Direção do Ipatimup, “o nosso objetivo é informar e esclarecer algumas ideias erradas sobre o cancro. Ter cancro não significa morrer. Apesar de se prever que o número de casos de cancro aumente cerca de 50 por cento até 2040, a taxa de mortes por cancro vai baixar cerca de dois por cento por ano, mostrando que os progressos científicos e médicos na prevenção e no tratamento têm dado resultados. Estas sessões são para todos, porque todos podemos ter cancro. Uma das coisas mais importantes que sabemos é que um doente com cancro bem informado é um doente com mais probabilidades de se curar. A informação é uma arma poderosa na luta contra o cancro”.
Cada uma das seis sessões dará origem a um podcast na Antena 1, que estará disponível na RTP Play, bem como nas várias plataformas de streaming. Os eventos realizam-se em parceria com a Antena 1, a RTP e a Roche Foundation Medicine, contando também com o apoio da Merck.