Apenas três semanas após a sua estreia (a 23 de novembro), Wednesday é já um sucesso esmagador, tendo acumulado o espantoso número de cerca de um bilião de horas vistas, somente suplantado por Squid Game e pela quarta temporada de Stranger Things. Parcialmente realizado por Tim Burton, este spin-off de A Família Addams marca o regresso do realizador à boa forma, desta vez em formato televisivo. Um formato que lhe é pouco familiar, apesar de algumas incursões pela realização de episódios de séries televisivas. Mas esta é provavelmente a melhor ficção burtoniana desde Olhos Grandes, que já data de 2014.
Wednesday é, sem dúvida, o fenómeno do ano da Netflix, numa altura em que a plataforma de streaming tem perdido subscritores e o valor das suas ações sofreu uma queda significativa. A origem deste sucesso está em boa parte num enredo certeiro que se traduz na junção de um coming-of-age sobrenatural com uma comédia de mistério jovem adulta que tem um pouco de tudo para todos. Misturando os elementos típicos e reconhecíveis do universo de Tim Burton com uma boa dose de Harry Potter (Nevermore, o colégio para desajustados para onde vai a protagonista, é arquitetado um pouco ao estilo de Hogwarts), Wednesday tem na interpretação de Jenna Ortega da personagem homónima um dos seus pontos fortes.
De forma um tanto diversa da Wednesday de Christina Ricci (a referência do filme de 1991), a personagem construída por Jenna Ortega não é tão seca e destituída de emoção. Embora não sendo tão antissocial como a versão de Ricci (a Wednesday de Ortega consegue socializar razoavelmente), mantém, no entanto, o tom negro e gótico da personagem original. Esta característica torna possível simpatizar mais com a personagem e estar mais ligado a ela emocionalmente. E Jenna Ortega tem aqui, sem dúvida, o papel da sua vida até ao momento.
Mas a série criada por Tim Burton tem gozado também de uma extensa popularidade graças à sensação que tem causado nas redes sociais, nomeadamente no TikTok. E teve mesmo o poder de recuperar temas já quase esquecidos e colocar artistas nos tops musicais. É o caso de um tema de 2011 de Lady Gaga, Bloody Mary, que, apesar de nem sequer fazer parte da banda sonora, se tornou viral no TikTok. Isto porque os fãs decidiram recriar uma cena em que Wednesday aparece a dançar ao som de Goo Goo Muck dos The Cramps mas desta vez com o tema de Gaga do álbum Born This Way. Depois disso, Bloody Mary alcançou a 32.ª posição do top Viral Hits do Spotify, merecendo até da parte da cantora uma reação no Twitter a elogiar a série.
Texto de Nuno Camacho