De 2 a 5 de Julho, o Silêncio celebra a palavra num festival que toma de assalto o Cais do Sodré com mais de duas centenas de iniciativas, transformando o eixo da Rua de São Paulo numa espécie de bairro cultural.
Noémia Gonçalves foi saber o que se passa nas ruas por estes dias.
*****
Lisboa é a Capital da Palavra.
"Os muros que a cercam sustentam mais do que telhados.
Sustentam opiniões. Pensamentos. Ideias. Expressões.
Percorremo-la de cima a baixo para encontrar 15 frases
e convidámos 15 artistas para interpretar estas palavras.
Em cada interpretação, um encontro da rua com a arte."
O Festival Silêncio é a celebração da palavra enquanto unidade criativa, veículo do pensamento e da criação.
O Festival tem lugar no Cais do Sodré (eixo da Rua de São Paulo), entre os dias 2 e 5 de Julho de 2015 e é um convite aberto à participação, transdisciplinaridade, inovação, experimentação e criação.
Durante quatro dias, o Festival Silêncio oferece à cidade de Lisboa uma programação pensada em conjunto com uma diversidade de artistas, produtores, entidades de criação, estruturas de divulgação e instituições de carácter social e cultural locais, nacionais e internacionais.
O Festival Silêncio é cinema, concertos, conversas, espectáculos, exposições, feiras, intervenções e workshops. É na rua, nas fachadas, nas montras, nas galerias, nos cafés, nos clubes, no museu, na praça.
O Festival Silêncio é a festa da palavra dita, escrita, pensada, encenada, cantada, musicada, filmada e ilustrada.
Conheça a Programação.
A 5ª edição do Festival Silêncio tem lugar no bairro do Cais do Sodré (eixo de São Paulo), onde os diferentes espaços habitados se tornam palcos e espaços de programação e intervenção cultural. Exceptuando algumas actividades de formação e workshops, a programação é de acesso gratuito, estimulando diferentes dinâmicas de proximidade e de transmissão social e cultural, entre o bairro, os participantes e o público em geral.