Calíope, o disco, reúne nove originais com assinatura de algumas das mais importantes vozes da língua portuguesa do século XXI. Nas palavras de Marta Hugon, diretora artística do projeto, “todas as artistas inevitavelmente, são ou foram, em alguma fase da sua vida, afetadas pela questão da discriminação de género. Neste disco, cada uma de nós falou, na sua canção daquilo que a tocava mais ou no que lhe pareceu mais pertinente, no momento em que a canção foi escrita”.
O concerto de apresentação, acontece no Dia Internacional da Mulher, dia 8 de março de 2023, no Teatro Maria Matos, em Lisboa. Em palco A garota não, Aline Frazão, Ana Bacalhau, Joana Espadinha, Elisa Rodrigues, Joana Alegre, Joana Machado e Marta Hugon. A versão em disco contém ainda um tema, também ele original, com assinatura de Luísa Sobral.
Calíope é uma ideia de Marta Hugon com direção musical de Luís Figueiredo e edição Lado B. Um projeto promovido pela Akto – Direitos Humanos e Democracia. Com o apoio, da SPA, da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.