A Antena 1 transmite hoje, em direto, a primeira semifinal da edição 2023 do Festival Eurovisão da Canção. É nesta semifinal que se apresenta Mimicat com Ai Coração, a canção que assegura a representação portuguesa, uma das 15 que hoje desfilam nos palco da Liverpool Arena, construída nas margens do rio Mersey.
Além de Mimicat outra presença portuguesa nesta semifinal será a de Filomena Cautela, uma das quatro apresentadoras da edição de 2018, realizada em Lisboa. Juntamente com Måns Zelmerlöw, vencedor em 2015, mas também ele com experiência a apresentar, Filomena Cautela participa num quiz que desafia ambos a adivinhar de as canções que lhes serão apresentadas terão ou não sido apuradas para as respetivas finais.
Além de Portugal participam nesta final a Noruega, Malta, Sérvia, Letónia, Irlanda, Croácia, Suíça, Israel, Moldova, Suécia, Azerbaijão, Chéquia, Países Baixos, e Finlândia. Além destes países serão ainda apresentadas esta noite as canções da França, Alemanha e Itália, todas elas já diretamente apuradas para a final (a disputar este sábado).
Organizada pela BBC, mas ciente de que tal acontece em representação da Ucrânia, vencedora em 2022, a edição deste ano do Festival da Eurovisão apresenta diversos motivos de ligação tanto ao Reino Unido como ao país a quem a Kalush Orchestra deu, há um ano, a sua terceira vitória. Entre os momentos que o programa inclui para lá da competição está, por exemplo, uma versão de Ordinary World, dos Duran Duran, interpretada em conjunto pela cantora britânica Rebecca Ferguson (natural de Liverpool) e a ucraniana Alyosha (que representou o seu país em 2010). Outro dos nomes a passar pelo palco da Liverpool Arena esta noite é Rita Ora.
Texto de Nuno Galopim
A transmissão da semifinal começa às 20h, contando com comentários de Nuno Galopim e José Carlos Malato. Esta manhã, Nuno Galopim esteve em direto no Programa da Manhã para fazer a antevisão desta noite.