O Há Música no Jardim! assinala em 2023 a sua 10.ª edição. Desde 2014 que o ciclo de concertos acontece, ininterruptamente, no anfiteatro do jardim da Quinta de S. Jerónimo, em Coimbra — sempre com entrada livre.
Com organização e produção do Clube Residencial Cidade Jardim, o cartaz de 2023 abre com a Orquestra de Sopros do Conservatório de Música de Coimbra — com as participações especiais do Coro Infanto-Juvenil Coimbra Cantat (Associação Ecos do Passado, Coimbra) e do Coral Juvenil Sílvia Marques (Mortágua) — a 3 de junho. Um espetáculo que marca o regresso de dezenas de jovens músicos, propondo uma viagem musical por vários pontos do globo, contando histórias e criando imagens sonoras.
A 17 de junho, apresenta-se a Orquestra de Tangos de Coimbra, ensemble com idades entre os 20 e 0s 80 anos, que junta instrumentos de cariz erudito — piano, violinos, violoncelo e contrabaixo — a outros de cariz popular, como a guitarra clássica ou o acordeão. A Orquestra, dirigida pelo maestro Augusto Mesquita, vai essencialmente interpretar tangos, evocando nomes maiores como Carlos Gardel ou Astor Piazzolla.
O jovem Filipe Gouveia e Melo encerra a 10.ª edição do festival, a 24 de junho, com peças originais num concerto para piano. Hoje com 19 anos, começou a estudar piano aos 8, entrando depois para a Escola de Música do Colégio S. Teotónio. Com 12 anos tornou-se aluno do professor Manuel Araújo, na Academia Internacional de Música Aquiles Delle Vigne. Tem participado em masterclasses com professores e pianistas como Olga Prats, Paulo Oliveira, Eva Gyorgy e Carles Marín; no verão de 2022, recebeu uma bolsa de estudos no Wiener Musikseminar da Universidade de Viena, na Áus
Em junho, como sempre, como dantes. Junte-se a nós e venha à festa da Música!