"Organizadas pela A2C2_Associação de Amigos do Conservatório de Coimbra, as Quintas do Conservatório proporcionam um conjunto de eventos de variados estilos, linguagens e
proveniências, que constituem momentos únicos de fruição transcultural e intergeracional. !
Os LED.ON, uma banda-tributo aos Led Zeppelin (com Zé Nabo, Manuel Paulo, Alexandre Frazão, Mário Delgado e Paulo Ramos) transmitem-nos a força do rock’n’roll; Cristina Branco, Luiz Caracol (que trabalhou vários anos com Sara Tavares), Fernando Marques Ensemble (emergente projeto de fado de Coimbra) e Júlio Pereira vêm apresentar, entre nós, os seus mais recentes discos; Paulo Bandeira Trio (com João Paulo Esteves da Silva e Nelson Cascais) e a Orquestra do Curso Profissional de Jazz do Conservatório dirigida por Jorge Costa Pinto, oferecem-nos a frescura do jazz; “Ao toque da concertina”, um projeto de Artur Fernandes (Danças Ocultas) e Bitocas Fernandes, leva-nos numa pedagógica viagem à volta do mundo, tendo a concertina como guia; no Concerto de Páscoa teremos o canto gregoriano com o Capela Gregoriana Psalterium, a polifonia com o Coro D. Pedro de Cristo e um Requiem (Gabriel Fauré) interpretado pelo Grupo Vocal Ad Libitum e Coro Infanto- juvenil Cherubinni Ad Libitum.
A primavera é, também, renovação. Assim, e pela primeira vez, a dança integrará a programação da temporada com as alunas do Curso Secundário de Dança a apresentarem o seu trabalho, coreografado pela Professora Cristina Pereira, a que juntaremos a projeção do documentário “Sonhos de Dança – nos passos de Pina Bausch”, revelando o trabalho da coreógrafa com um grupo de jovens alemães (evento integrado no programa ABRIL DANÇA EM COIMBRA); o concerto jovens músicos é, nesta temporada, entregue a Diogo Simões, 2º Prémio de piano, nível superior, do Prémio Jovens Músicos em 2016, enquanto que a SEMANA DE MÚSICA ANTIGA trará à cena a ópera “The Fairy Queen”, de Henry Purcell, pelos alunos das classes de canto e de música antiga do Conservatório de Música de Coimbra.
Diretamente do Rio de Janeiro virá Jaques Morelenbaum e o seu Cellosam3atrio temperar-nos a primavera com o seu violoncelo, num balanço de samba e apurado bom gosto.
Permanece em nós a vontade de proporcionar bons momentos culturais e realizar um conjunto de eventos que possam converter-se em apoios de natureza diversa ao próprio Conservatório. Permanece em nós o gosto pela performance artística e pelo apoio a quem se atreve a fazer dela um modus vivendi. Permanece em nós o gosto de contribuir para a divulgação de músicos que vão singrando nesse percurso e de muitos outros que porfiam na formação de novas gerações.
O desafio, a quem nos acompanha, permanece: continuem a vir e tragam mais amigos também!"
Quintas do conservatório
Conheça toda a programação