Entra em vigor esta segunda-feira uma nova grelha de programas na Antena 1 que traz como principal novidade um formato diferente para o Programa da Manhã, entre as 7h e as 10h, apresentado em conjunto por Ricardo Soares e Frederico Moreno, à frente de uma equipa que envolve jornalistas e comentadores para que, de segunda a sexta, em direto, acordemos a escutar a atualidade. Do humor, com o inevitável Portugalex (às 7h55), a novos espaços diários de comentário nas mais variadas frentes da atualidade, aos quais se juntam, agora às 7h42, Um Dia no Mundo, a crónica diária de Francisco Sena Santos e, às 9h22, as Contas do Dia, com olhares sobre a economia com Helena Garrido e Pedro Sousa Carvalho, a nova manhã da Antena 1 abre espaços de atenção sobre os rumos de Portugal e do mundo na política, nas questões que movem a sociedade, na economia, sem esquecer as novidades da ciência e tecnologia, a cultura e o desporto. Todos os dias, no Fuso Horário, pelas 7h20, há um auscultar da atualidade pelo ponto de vista de quem vive ou está naquele momento a passar pelas mais variadas regiões do globo. No Último Terço, às 7h50, há um momento para refletir, com Carlos Daniel e António Tadeia, sobre casos do deporto. Na Virtude do Meio, com João Gobern, Raquel Varela, Mafalda Anjos e Manuel Falcão, sob condução de Rosário Lira, teremos pelas 8h40 um breve debate em volta de uma questão que esteja a dominar as notícias ou marcar o nosso quotidiano. Todos os dias não faltará espaço para uma boa notícia No País das Maravilhas, com Sónia Morais Santos, às 8h50 e, logo a seguir, no Gira Discos, uma canção comentada por Nuno Galopim. Para lá destes formatos o programa vai sempre acompanhar, a par e passo, os acontecimentos de cada manhã, terá convidados em estúdio e vozes que chegam da rua.
Ao longo do dia José Candeias continua a ser quem desperta a rádio, entre as 5h00 e as 7h00. Depois do Programa da Manhã a emissão será conduzida por Augusto Fernandes até às 14h00, seguindo-se um painel até às 16h00 com Filomena Crespo e o final de tarde, até às 19h00, com José Carlos Trindade. Ao serão, das 21h00 às 23h00 Jorge Afonso conduz-nos através de Uma Noite em Forma de Assim, espaço sobretudo atento à cultura e criação artística nas mais variadas frentes, com contribuições diárias de Miguel Esteves Cardoso com a sua Música Triste e Pedro Tadeu com osPanfletos.
De segunda a sexta, pelas 10h00, a informação e a opinião estão no centro das atenções. Às segundas surge o novo TIK TAK de Eduarda Maio; às terças teremos reportagens e entrevistas no A1 Doc, que tem coordenação de Rita Colaço; às quartas a Consulta Pública de Nuno Rodrigues passa a assumir um ritmo semanal; às quintas ouviremos Entre Políticos, um cross conduzido por João Alexandre e, às sextas, mantém-se a Geometria Variável de Maria Flor Pedroso. A Antena Aberta arranca pelas 11h, conduzida por António Jorge. Pelas 19h escutamos o desporto Grandes Adeptos (segundas) e Túnel de Acesso (quintas) e temos espaços de conversa no Efeito Borboleta de Raquel Varela e Joel Neto (terças) e Old Friends (de Júlio Machado Vaz e Sobrinho Simões, com Tiago Alves e Miguel Soares) e ainda o debate Contraditório (sextas), conduzido pela Natália Carvalho, com Luísa Meireles, Raul Vaz e António José Teixeira.
Outra das novidades dos painéis diários, de segunda a sexta, é um novo formato à hora de jantar. Chama-se Mesa Para Dois (20h) e a cada dia contará com uma das vozes da rádio a conversar com um convidado diferente, com as comidas, a musica, os interesses, a atualidade, como mote.
Entre os novos programas há mais um para chegar à hora das refeições já que aos sábados, a hora de almoço (13h00) faz-se em conversa com a Joana Barrios no Refeitório. De sexta para sábado, depois da meia-noite, o programa 7 Margens, de António Marujo traz à Antena 1 notícias, entrevistas e debates sobre as religiões, as espiritualidades, a cultura e os direitos humanos.
Há novos horários para o Tanto Mundo de José Luís Peixoto (sextas, 16h20), Fala Com Ela de Inês Maria Meneses (sábado, 23h00) e Pranchas e Balões, o programa de Rui Alves de Sousa sobre banda desenhada (terça, 1h00). Ao serão mantém-se Na Ponte de Margarida Pinto Correia (domingo, 23h), Alma Lusa de Edgar Canelas (meia noite de domingo para segunda), o Bairro Latino de João Gobern (meia noite de segunda para terça), E Deus Criou o Mundo de Cristina Esteves (terças, 23h00), a Cidade Invisível de João Pedro Galveias (meia noite de terça para quarta), Cinemax de Tiago Alves (quartas, 23h00), Terra Média de Gonçalo Madaíl (quintas, 23h), Gira Discos de Nuno Galopim (meia noite de quinta para sexta), Asas Elétricas de Herberto Quaresma (sextas, 1h), Duas Ou Três Coisas de João Lopes e Nuno Galopim (sextas, 23h00), Verdes Anos de Miguel Soares (sábado, 1h), Bar Condicionado de Herberto Quaresma (sábado, 2h), Costa a Costa de Pedro Costa (meia noite de sábado para domingo) e De Olhos Bem Fechados de Rui Alves de Sousa.
Aos domingos regressa A Cena do Ódio de David Ferreira, que escutamos todos os dias, A Contar pelas 17h50 e, aos sábados, no programa alargado A Contar Consigo pelas 9h00. Na programação de fim de semana mantém-se José Candeias às 7h, o Gramofone de João Carlos Callixto (sábado, 8h), o Destacável, magazine conduzido por Aurélio Gomes (sábado, 10h), Radicais Livres de Maria Flor Pedroso com Pedro Tadeu e Jaime Nogueira Pinto (sábado, 12h), As Regras da Atração de João Gobern (sábado, 15h00), A Máquina do Tempo de Augusto Fernandes (sábado, 16h), A Árvore da Música de Ana Sofia Carvalheda (domingo, 7h00), as Vozes da Lusofonia de Edgar Canelas às 9h, O Amor É de Júlio Machado Vaz e Inês Maria Meneses (cujo formato diário passa a ouvir-se elas 17h40 e aos domingos surge pelas 10h), Visão Global de Mário Rui Cardoso (domingo, 12h), a Conversa Capital de Rosário Lira (domingo, 13h), o magazine musical Mixtape de Noémia Gonçalves (domingo, 14h) e a Tarde Desportiva (domingo, 15h).
Além dos programas para ouvir em antena este último trimestre de 2023 vai apresentar uma série de novos podcasts. O primeiro, Fora de Série, conduzido por Diamantino José, chega dia 22 e falará semanalmente sobre séries de televisão. Em breve surgirá Entregues à Bicharada, de Noémia Gonçalves, dedicado aos animais (sobretudo aos que vivem connosco) e, logo depois, outros novos podcasts na área da saúde e da ciência e um outro mais que nos ensinará a reagir em caso de acidentes ou catástrofes.