“Um Só Dia” é uma homenagem à poesia cantada de Manuel Alegre. Com curadoria de Joana Alegre, esta celebração teve início em 2021, com o espetáculo inaugural no Teatro São Luiz, em Lisboa, juntando grandes nomes da música portuguesa na reinterpretação de célebres temas como “Uma Flor de Verde Pinho”, “Corpo Renascido” e “Trova do Vento que Passa”, com novos arranjos sob a direção musical de André Santos.
A 6 de outubro é disponibilizado nas plataformas digitais e em formato físico o álbum deste projeto. “Um Só Dia” inclui os temas inéditos de Joana Alegre musicados a partir da poesia do pai e conta com a participação de Agir, Ana Bacalhau, Camané, Cristina Branco, Jorge Palma e Vicente Palma.
A sessão de apresentação de “Um Só Dia” decorre a 5 de outubro, um dia antes de o disco chegar ao público, na Biblioteca do Palácio das Galveias, em Lisboa, pelas 17h, com moderação do diretor da Antena 1 Nuno Galopim, contando também com a presença do homenageado, Manuel Alegre, participação dos professores Paula Morão e Rui Vieira Nery e, ainda, dos elementos da direção artística e curadoria deste projecto, bem como dos demais artistas convidados.