Alípio de Freitas, entre muitas outras coisas, foi padre, fundador das Ligas Camponesas no Brasil, militante político, cooperante em Moçambique, jornalista na Rádio Televisão Portuguesa, professor universitário. Foi, também co-fundador da Casa do Brasil em Lisboa, membro da Comissão Coordenadora do Tribunal Mundial sobre o Iraque (Audiência Portuguesa), Presidente da Direcção da Associação José Afonso. A história seria sempre pequena para definir o seu trajeto de vida.
No Brasil esteve cerca de 10 anos preso às ordens dos governos ditatoriais da altura. José Afonso, sem o conhecer, celebrou a sua vida de combate na canção que tem o seu nome e constitui a faixa dez do disco "Com as Minhas Tamanquinhas".
Hoje aos 88 anos continua a pugnar pelos valores da liberdade e da dignidade humana. A Associação José Afonso de que foi um dos fundadores e Presidente da sua Direcção Nacional quer prestar-lhe um Tributo Nacional em honra do seu passado e do seu presente, também. Dia 17 de junho no Fórum Lisboa – um concerto com o apoio da Antena 1!