Online: Podcast Exclusivo 2ª feira às 15h.
FM: De 2ª 6ª feira às 14h58
Vamos descobrir destinos escondidos ou mesmo aqui ao lado…
Com Rui Gomes.
Junho | Julho | Agosto | Setembro | Outubro | Novembro|
A Casa Branca do Escoural é conhecida pela estação de comboios e, antigamente, pelas bifanas. Eram as melhores bifanas da região.
O rio Alva e uma ‘alminha’ na ponte separam Vila Cova de Alva de Vila Cova da Beira. No miradouro temos uma fotografia tipo postal ilustrado do rio e da ponte no meio do verde e do colorido das flores na serra.
O Castelo e o rio Côa são as referências da cidade do Sabugal. A que se deve juntar a barbearia do Sr. Carriço que tem duas cadeiras de barbeiro quase centenárias.
Vilar Maior é uma surpresa. É uma aldeia bem cuidada, com a igreja matriz bonita, o museu tem uma pintura rupestre e na subida para o castelo destaca-se o casario de granito que não foi destruído nem profundamente desvirtuado.
Dia 26 – Santana do Campo
Santana do Campo é uma aldeia da freguesia de Arraiolos e tem a particularidade de ter uma igreja que reutiliza pilares de um templo romano.
Um passeio turístico e no fim leva um ou mais garrafões de água fresca e natural. É esta a proposta e uma das particularidades da charmosa vila de Luso
Faz agora 15 anos que começou o enchimento da albufeira do Alqueva, o maior lago artificial da Europa Ocidental. Num passeio de barco descobrem-se algumas das paisagens mais bonitas.
O Obelix que esculpiu estes menires teve muito trabalho, são cerca de uma centena e já foram muitos mais. No solstícios de verão estão alinhados para o nascer do sol com um menir colocado noutro monte.
O Obelix que esculpiu estes menires teve muito trabalho, são cerca de uma centena e já foram muitos mais. No solstícios de verão estão alinhados para o nascer do sol com um menir colocado noutro monte.
A capela da Nossa Senhora do Livramento era uma anta e até um passado recente a santa era levada para São Brissos para fazer chover..
- Dia 16 – Parque Ribeirinho de Póvoa de S. Iria da Azóia
O Parque fica às portas Lisboa e tem duas particularidades muito relevantes. Requalificou uma área significativa da zona ribeirinha do Tejo e devolveu o rio às populações e, por isso, não se estranha os prémios e a presença de muitas pessoas.
É uma aldeia avieira no concelho de Salvaterra de Magos e tem mesmo em frente do cais um torreão com centenas de aves. Em Escaroupim encontramos vários exemplares da Casa Avieira, colorida e assente em estacas.
Dia 14 – Conhal de Arneiro
O Conhal fica entre o Arneiro, no concelho de Nisa e as Portas de Ródão é um vestígio romano e de uma mina de ouro. Encontramos uma enorme concentração de seixos em montes com dois a três metros de altura e numa extensão de dezenas de metros.
O castelo de Almourol é um dos ícones do Tejo.
É um lugar belo e misterioso. O castelo foi reconstruído no século XII pelos Templários e a estrutura base mantém-se até aos dias de hoje…
Dia 12 – Portas de Ródão
Duas paredes escarpadas, cada uma com cerca de 170 metros de altura, funcionam como portas, estreitam a passagem do rio. Além da beleza nesta zona foram descobertos vestígios ósseos dos últimos exemplares do Elefante-europeu antes da sua extinção durante a última glaciação.