O Festival Internacional da Máscara Ibérica (FIMI) regressa ao Jardim da Praça do Império, em Belém, com novos caretos e mascarados, grupos de música e algumas novidades, naquela que é uma rara oportunidade anual para conviver de perto com os foliões fora dos seus contextos de origem.
Durante quatro dias, entre 17 e 20 de maio, o 13º FIMI apresenta estas tradições ancestrais através de uma programação variada que, além da gastronomia, artesanato e concertos, tem como ponto alto o grande desfile da Máscara Ibérica com 32 grupos de máscaras e centenas de participantes.
O desfile arranca no sábado, dia 19, pelas 16h30, e este ano conta com os Rei Mumbá, do Brasil, The Mummers, da Irlanda, e os Tumbarinos Pro Loco de Gavoi, de Itália, que se juntam aos grupos estreantes Os Gigantes de Viana do Castelo, as Máscaras de Oviedo (Astúrias), os Merdeiros de Vigo (Vigo) e El Carnaval del Toro Morales de Valverde (Zamora). Os concertos no Palco Ibérico voltam a trazer ritmos folk de raiz tradicional europeia, combinados com outros elementos de fusão, desta vez com as atuações, no dia 18, dos Bregia (Irlanda) e Oscar Ibáñez & Tribo (Espanha). Durante o fim-de-semana é a vez dos concertos dos grupos Toques do Caramulo (Portugal), no sábado, e Realejo (Portugal) que encerram o cartaz na tarde de domingo.
Paralelamente ao Festival Internacional da Máscara Ibérica, entre os dias 14 e 18, realizamse, pela primeira vez, ciclos de debates (no Museu Nacional de Arqueologia) e de cinema (na Casa da América Latina), o Festival Popular (do projeto EU-LAC MUSEUS) e a Noite do Museus. Os caretos vão andar à solta, venha descobri-los em Belém, de 17 a 20 de maio, a partir das 10h30, com entrada livre!
Com o Apoio Antena1!