A chegada do século XXI assistiu a uma radical transformação do Festival da Eurovisão. Sob novas regras e rotinas (livre escolha de idioma e o desaparecimento da orquestra), juntando a mudança do desenho da plateia (cedendo-a aos mais jovens fãs), isto sem esquecer a recente chegada do televoto, o formato televisivo entrou numa nova etapa que rapidamente fez rejuvenescer a sua audiência, com reflexos claros também nos padrões de gosto e na própria música. Um outro elemento foi contudo ainda mais determinante: a entrada em cena da Internet, que amplificou a comunicação (para lá dos media tradicionais) e, consequentemente, os fenómenos de ‘fandom’ numa geografia que foi bem para lá do espaço dos países habitualmente concorrentes. Como reagiu o Festival da Canção a estas mudanças? Com a presença de Carla Batista, do Departamento de Ciências de Comunicação da FCSH da Universidade Nova de Lisboa, o nono (e penúltimo) episódio do podcast “Quis Saber Quem Sou” acompanha a entrada do Festival da Canção no século XXI.
“Quis Saber Quem Sou” é um podcast que tem como base uma série de conversas de um painel fixo constituído por João Carlos Callixto (investigador musical da RTP) e Sofia Vieira Lopes (musicóloga e investigadora da Universidade Nova de Lisboa), com moderação de Nuno Galopim. Para cada episódio são convidados historiadores, musicólogos, académicos na área da comunicação e jornalistas.
“Quis Saber Quem Sou”, é apresentado em duas versões distintas, uma delas com música (a escutar para já em exclusivo na plataforma RTP Palco), a outra, sem canções mas com mais momentos de conversa, para ouvir no Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts. A cada terça feira surge um novo episódio.