Online: Podcast Exclusivo 2ª feira às 15h.
FM: De 2ª 6ª feira às 14h58
No ano europeu do património cultural vamos descobrir pessoas e lugares, até dos que existem apenas em contos ou lendas. Um convite à descoberta de destinos escondidos, um impulso para ir e voltar.
Todas as semanas há também o Roteiro Renascer, uma sugestão de visita a um dos concelhos que renova de verde o seu património natural.
Com Rui Gomes.
Dia 1 – Roteiro Renascer em Figueiró dos Vinhos
O concelho de Figueiró dos Vinhos é atravessado pelo Rio Zêzere e pela Ribeira de Alge que acrescentam riqueza paisagística a par de uma das mais interessantes aldeias de xisto: Casal de S. Simão.
Dia 31 – Lousal
Faz hoje 30 anos que foram encerradas as minas de Lousal. Um projeto de preservação permite visitas à exploração, andar em galerias subterrâneas e ter a sensação o dia a dia dos mineiros.
Dia 30 – Ançã
Ançã é terra de calcário. Até lhe deu o nome: “Pedra de Ançã”. Os trabalhos em escultura, as calçadas ou os efeitos decorativos nas fachadas e interiores percorreram mundo e estão em inúmeros monumentos em Portugal.
Dia 29 – Museu da Pedra
O Museu da Pedra de Cantanhede reflete a riqueza do património da Pedra de Ançã, o calcário que é extraído no sul do concelho e que está espalhado por vários continentes em estátuas ou cantarias artísticas.
Dia 28 – Pedreiras de Mármore
Olhar para o fundo das pedreiras de mármore onde homens e máquinas trabalham a mais de uma centena de metros de profundidade provoca um deslumbramento vertiginoso.
Dia 25 – Roteiro Renascer na Serra da Gardunha
A Serra da Gardunha é única na Beira com as vilas e aldeias viradas para o sol quase todo o dia. A serra está a renascer dos incêndios. Já se percorrem trilhos e as cerejas estão a chegar.
Dia 24 – Rua Direita de Chaves
Além das poucas lojas de comercio tradicional, a Rua Direita de Chaves tem ainda o encanto das varandas dos prédios. São todas trabalhadas em pormenor
Dia 23 – Rua Direita de Portalegre
Em Portalegre dividiram a Rua Direita em três mas todos continuam a chamá-la pelo antigo nome. É uma rua muito bonita, vizinha de museus e de outros lugares de interesse e calcorreada por visitantes.
Dia 22 – Rua Direita de Vila Real
Em Vila Real a rua Direita na verdade é a Roque da Silveira. As pessoas passavam por aqui para a paragem dos transportes públicos, era a que ficava mais perto e ficou com o nome de Rua Direita.
Dia 21 – Rua Direita de Viseu
A loja Nandita fica no nº12 da Rua Direita de Viseu. É uma das poucas lojas tradicionais e tem mais de 60 anos. Na entrada o visitante é convidado a “por aqui o seu pezinho”.
Dia 18 – Roteiro Renascer no Pinhal de Leiria
O Roteiro Renascer de hoje é no Pinhal de Leiria. A sugestão é de Guilherme d’Oliveira Martins, coordenador nacional do Ano Europeu do Património Cultural.
Dia 17 – Bodo do Espírito Santo
No próximo fim de semana realiza-se nos Açores o primeiro bodo do Espírito Santo. É uma festa marcante da cultura açoriana e está espalhada pelos caminhos da emigração.Tróia.
Dia 16 – Senhora da Póvoa
A romaria da Senhora da Póvoa que se realiza no próximo fim de semana é uma das maiores da Beira Baixa e é uma das marcas da cultura raiana, a par da Senhora do Almortão..
Dia 15 – Caminho de Santiago
Está a começar a época que junta mais pessoas no Caminho Português para Santiago. No ano passado foram 59 mil os peregrinos registados que fizeram este caminho.
Dia 14 – Malaposta
Há 160 anos a ligação entre Lisboa e Porto era feita pela mala-posta e demorava cerca de 34h. O serviço terminou em 1871 devido à concorrência do comboio..
Dia 11 – Roteiro Renascer: Carlos Carvalhas
O Roteiro Renascer é em São Pedro do Sul. A sugestão é de Carlos Carvalhas que propõe um percurso muito variado e saboroso no concelho onde nasceu.