Saltar para o conteúdo
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • Zigzag Play
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
Antena 1 - RTP
  • Programas
  • Podcasts
  • Vídeos
  • Música
    Nacional Internacional Fado Discos Antena 1 Concertos Antena 1
  • Notícias
  • Semanas Temáticas
  • Programação
  • O que já tocou
  • Outros Temas
    Cinema e Séries Cultura Política e Sociedade

NO AR
PROGRAMAÇÃO O QUE JÁ TOCOU
Imagem de “Diamond Dogs”: o álbum de David Bowie faz 50 anos
David Bowie na digressão de "Diamond Dogs" (capa de "David Live"): RCA
Música 24 mai, 2024, 15:17

“Diamond Dogs”: o álbum de David Bowie faz 50 anos

O "Duas ou Três Coisas" assinala o aniversário com canções de Bowie que não costumam figurar nos alinhamentos de "best of".

Imagem de “Diamond Dogs”: o álbum de David Bowie faz 50 anos
Música 24 mai, 2024, 15:17

“Diamond Dogs”: o álbum de David Bowie faz 50 anos

O "Duas ou Três Coisas" assinala o aniversário com canções de Bowie que não costumam figurar nos alinhamentos de "best of".

Imagem de Reencontros com Bowie

Reencontros com Bowie

Nos cinquenta anos da edição de "Diamond Dogs" escutamos algumas canções de David Bowie que não costumam figurar nos alinhamentos de Best Of.

Mais Episódios

Em finais de 1973 David Bowie começou a desenvolver dois projectos para musicais de palco que acabaram por nunca se concretizar. Um deles seria uma versão longa da história de “Ziggy Stardust”, abandonada depois por se pensar ser um passo errado para trás. O outro, uma adaptação do romance “1984”, de George Orwell, cuja realização acabou impedida pela não cedência de direitos por parte da viúva do escritor.

Capa de “Diamond Dogs” (1984), álbum de David Bowie: DR

Entusiasmado pelas ideias que entretanto havia desenvolvido, Bowie acabou por criar a sua visão distópica de uma outra cidade projectada no futuro, na qual uma série de referências americanas foram por si incluídas. Esta cidade de sombras, tensão e desilusão acabaria por ser o cenário no qual projectou as canções de “Diamond Dogs”, álbum que assinala franca vontade de partir para lá dos domínios estilísticos associados ao glam rock (esgotados por si em “Aladdin Sane” e, entretanto, feitos moda descartável por inúmeras novas bandas oportunistas), experimentando um sentido dramático que teria evidentes herdeiros, mais tarde, entre os partidários do rock gótico. Na verdade, apenas “Rebel Rebel” permite estabelecer uma ponte com o passado imediato em Bowie (esta, contudo, foi uma das duas canções que “salvou” do musical dedicado a Ziggy entretanto cancelado, daí a afinidade). A letra da canção segue por caminhos próximos de outras das canções desta etapa na obra de Bowie, sugerindo leituras que levantam questões de identidade de género, afinal um dos focos maiores na afirmação de Ziggy Stardust dois anos antes (e da consequente elevação de Bowie a um patamar de estrelato global). “Rebel Rebel” foi editado como single em fevereiro de 1974, três meses antes da chegada do álbum.

Apesar de projectado num futuro eventual, o álbum representa uma visão crítica da vida urbana dos anos 60 e 70. Bowie chegou a descreve-lo como uma visão muito inglesa de um sentido de vida apocalíptico e reconheceu que entre as canções residiam marcas de incidentes da vida financeira na Nova Iorque de então.

O disco enfrenta, ainda, pela primeira vez na escrita de Bowie, referências concretas ao consumo de drogas. Musicalmente é um disco de reinvenção de ideias, e revelador de sinais de atenção de Bowie para com as outras músicas do seu tempo. “1984”, canção criada antes das demais composições, revelava um interesse pelo emergente fenómeno disco (e não esconde uma certa proximidade, na arquitectura rítmica, com o tema para o filme “Shaft”, gravada poucos anos antes por Isaac Haayes.

Liricamente reflecte o início de uma relação fragmentária com a escrita, em parte influenciada pela descoberta de técnicas usadas por William S. Burroughs, que Bowie tinha entrevistado para a “Rolling Stone” um ano antes. Apesar de ter dividido a crítica na altura, hoje é considerado um dos mais importantes álbuns na discografia de Bowie.

O tema-título do álbum “Diamond Dogs” acabou por conhecer edição no formato de single em junho de 74. A canção traduz a alma assombrada do álbum e projeta toda essa carga numa personagem: Halloween Jack, que caminha entre a desolação de uma Manhattan pós-apocalítica. Canção longa, mais próxima de expressões proto-punk que dos ecos do glam do qual decididamente já se distanciara, “Diamond Dogs” não foi um estrondoso sucesso enquanto single, mas tornou-se com o tempo num dos clássicos desta etapa.

Texto de Nuno Galopim
David Bowie Duas ou Três Coisas

Pode também gostar

Imagem de Apoio A1: Mler Ife Dada

Apoio A1: Mler Ife Dada

Imagem de Em 2022, estes foram os Discos Antena 1

Em 2022, estes foram os Discos Antena 1

Imagem de Um novo olhar sobre a aventura americana dos Beatles em 1964

Um novo olhar sobre a aventura americana dos Beatles em 1964

Imagem de A Hora do Planeta

A Hora do Planeta

Imagem de Disco A1: António Zambujo

Disco A1: António Zambujo

Imagem de Bonga ao vivo

Bonga ao vivo

Imagem de Canções para redescobrir “No Baú do Festival”

Canções para redescobrir “No Baú do Festival”

Imagem de “Menina Vida e Flor” – Cati Freitas

“Menina Vida e Flor” – Cati Freitas

Imagem de Disco A1: Conta-me como foi

Disco A1: Conta-me como foi

Imagem de Disco A1: Marco Rodrigues “EntreTanto”

Disco A1: Marco Rodrigues “EntreTanto”

PUB
Antena 1

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

  • Aceder ao Facebook da Antena 1
  • Aceder ao Instagram da Antena 1
  • Aceder ao YouTube da Antena 1

Instale a aplicação RTP Play

  • Apple Store
  • Google Play
  • Contactos
  • Frequências
  • Programas
  • Podcasts
Logo RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS
    • DESPORTO
    • TELEVISÃO
    • RÁDIO
    • RTP ARQUIVOS
    • RTP Ensina
    • RTP PLAY
      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS
      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS
    • Provedora do Telespectador
    • Provedora do Ouvinte
    • ACESSIBILIDADES
    • Satélites
    • A EMPRESA
    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE
    • CONSELHO DE OPINIÃO
    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO
    • RGPD
      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2025