"Há um lugar-comum que se vai repetindo desde tempos remotos: “nada nos separa”.
Nem a língua, nem o rio, nem a raia seca. Será mesmo verdade, ou é o nosso desejo que vai alimentando essa ilusão? Acredito que é necessário fazer cada vez mais, insistir, persistir. Teimosamente. É imperioso, vivendo num mundo cada mais global, mais virtual, mais insensível e desumano, é urgente que Galiza e Portugal (o Minho) se aproximem cada vez mais, que estreitem imemoriais laços fraternos, lancem pontes sólidas.
CONVERGÊNCIAS é o projecto que o CANTO D´AQUI e os seus cúmplices, realizando a sua Semana Cultural, nos propõem, unindo as vozes e as músicas, de Rosalía a José Afonso, em Padrón, Braga e Santiago, através de diversas propostas musicais teatrais e literárias, recuperando sons antigos, trazendo-nos novas linguagens, desafiando-nos com diferentes abordagens e intérpretes. (…)"
Há cinco anos era com estas palavras que Henrique Barreto Nunes apresentava este projecto, esta vontade de fazer acontecer algo que saltasse fronteiras e aproximasse pessoas e culturas, já de si tão próximas.
Nesta edição, a "Semana Cultural Convergências Portugal" existirá a inclusão, pela primeira vez, de uma mostra de cinema galego e a apresentação de uma exposição bibliográfica sobre a produção editorial da Xunta de Galicia, para além destas iniciativas a música, o teatro, a poesia e os colóquios continuam a fazer parte deste projecto.
Com o Apoio da Antena1!