Começamos a sul porque até sábado está a decorrer o FolkFaro, festival que traz o folclore internacional à cidade, iniciativa organizada pelo Grupo Folclórico de Faro. Oportunidade para conhecer “as tradições populares de povos de diferentes latitudes, através de grupos de sete países”, de acordo com o site do município. Inclui “mais de trezentos participantes, entre bailadores e músicos, mostram a riqueza das danças, cantares e trajes das suas regiões”. Há espetáculos diários noturnos no Palco do Passeio da Doca, sempre às dez. Saibam mais nas redes sociais, “folkfaro”.
Em Sesimbra há animação de verão hoje com uma noite de fado programada para as dez da noite na Fortaleza de Santiago. Vai contar com os fadistas Catarina Rosa e Cristiano de Sousa, num espaço diferente para ver e ouvir fado! Saibam mais em sesimbra.pt.
Vamos até Vagos onde encontramos o museu onde o brincar é levado a sério! Estou a falar do Museu do Brincar, e inclui muitas preciosidades que fazem a História dos brinquedos e do brincar, e leva-nos por uma colecção que inclui brinquedos de vários tipos que preencheram horas e dias da infância de gerações, mas também há máscaras, jogos de tabuleiro, carros, aviões… muitas possibilidades, é só usar a imaginação. O museu não se limita a ter os brinquedos em exposição: também é possível manusear alguns e até construir os nossos próprios brinquedos. O Museu do Brincar está aberto da terça a domingo das dez ao meio dia e meia e das duas às cinco e meia. Saibam mais em museudobrincar.com
Amanhã começa o 7.º Festival Internacional de Xadrez da Maia. Vai até 1 de setembro e o torneio será no TecMaia e vai ter participantes de quarenta nacionalidades, e que este ano vai servir, de acordo com a organização, como aquecimento para a Olimpíada que irá decorrer em Budapeste. Uma oportunidade de ver os melhores em acção, e neste caso a acção passa por pensar bem na tática, em cada jogada, para conseguir o cheque mate. Há muitas surpresas neste festival que vai ter propostas para todos os gostos, com os grandes campeões do xadrez e não só. Saibam mais em axm.pt
Por falar em xadrez… isto fez-me lembrar que um dos filmes mais famosos de Ingmar Bergman, “O Sétimo Selo”, tem um homem a jogar xadrez com a morte. E isso serve de ponte para relembrar que há uma grande retrospetiva da Medeia Filmes com três dezenas de filmes do cineasta sueco, um dos maiores do cinema. E aqui há oportunidade de ver ou rever clássicos ou filmes mais desconhecidos ou até inéditos em Portugal. Há dramas pesados, comédias mais peculiares… uma obra rica que sempre nos surpreende. Por acaso “O Sétimo Selo” está incluído neste ciclo, mas só há mais sessões a partir de setembro. Antes disso, há outras sessões para descobrir. Destaco estas:
- Hoje em Lisboa o Nimas tem quatro filmes de Bergman a partir da uma da tarde e até às dez da noite: “A Prisão”, “O Silêncio”, “Sonata de Outono” e “A Paixão”, e amanhã às três e meia passa “O Ritual” e “Em Busca da Verdade” às sete e meia.
- Hoje no Porto há “Morangos Silvestres” e “Depois do Ensaio” no Cinema Trindade, às duas e um quarto e às cinco e meia, e pode ser que haja mais filmes no dia seguinte (à hora a que gravamos ainda não saiu a programação de 22 de agosto para a frente)
- Há sessões no Cinema Charlot – Auditório Municipal em Setúbal, hoje com “A Fonte da Virgem” às nove e meia e amanhã com “O Rosto” e “O Silêncio”, às seis e às nove e meia respetivamente;
- Às sextas às nove e meia há sessões do ciclo no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, esta sexta com “A Hora do Lobo”
Há mais sessões da grande retrospetiva Ingmar Bergman até setembro nestas paragens e também em Braga e Coimbra. Está tudo em medeiafilmes.com.