“reEncanto” é uma gravação do espetáculo apresentado ao vivo pelo mundo, em mais de 40 concertos, e um álbum especial, gravado na Union Chapel (Londres) em 2023, que revisita o repertório composto pela artista de forma mais intimista, acompanhada unicamente pelo violão de Djodje Almeida.
Foi em 2022, durante a digressão que acompanhou o lançamento do seu álbum anterior, ‘Manga’, que nasceu a ideia de voltar à fórmula soberana: a voz e a guitarra, a base da música cabo-verdiana e com a qual, aos 15 anos, na cidade da Praia, deu os seus primeiros passos. É também esta fórmula que acompanha o primeiro momento da composição, quando as notas dedilhadas e rasgadas servem de base para as emoções e palavras que nelas se assentam. Trata-se de um ambiente simples, sem a intervenção de muitos músicos ou a complexidade da gravação em estúdio.
Este momento especial, captado ao vivo em Londres, simboliza tanto o início quanto o encerramento de um ciclo na vida da artista. Recentemente, Mayra tornou-se mãe, e com essa nova fase da sua vida, surgiu também a necessidade de redescobrir a sua voz e as suas canções, algumas criadas há muitos anos.