Imagine que tem visão raio-x e consegue observar o que se passa dentro do seu corpo. Já imaginou? Agora foque esse super poder nos seus intestinos. Já está? Perfeito. Então prepare-se para esta viagem que vai revelar tudo o que precisa saber sobre o nosso órgão mais subestimado. É caso para dizer que os intestinos têm má fama.
Coração? Indispensável. Cérebro? Uau, incrível. Agora os intestinos? Blergh… só nos lembramos deles quando vamos à casa de banho.
A nova exposição temporária do Pavilhão do Conhecimento, inspirada no livro de Giulia e Jill Enders “A vida secreta dos intestinos” e produzida pela Cité des Sciences et de l’Industrie de Paris em parceria com o Pavilhão do Conhecimento e o Heureka, vai mostrar-nos em detalhe o mundo fascinante deste órgão que é recordista em número de habitantes. No nosso intestino “moram” 100 mil milhões de bactérias. Sim, leu bem: 100 mil milhões de bactérias, o que significa que carregamos cerca de dois quilos destes minúsculos seres. A Microbiota* intestinal é tão importante para a nossa saúde que tem ligação directa com o nosso cérebro e, por isso mesmo, consegue alterar o nosso peso e comportamento.
*Quando falamos da Microbiota estamos a falar do conjunto de bactérias, fungos e vírus que habitam um órgão do nosso corpo.