Como dizia Agatha Christie “A explicação mais simples é sempre a mais provável.”
O problema é que essa explicação nem sempre nos satisfaz, não vai ao encontro do nosso imaginário, ou ainda mais grave, não contempla uma resposta que permita compreender ou solucionar o problema.
Mitos populares, lendas urbanas, fábulas místicas e superstições mais ou menos criativas têm sido formuladas ao longo dos tempos como resposta para estes hiatos emocionais.
Não se sabe ao certo como aparecem, mas sabe-se que se espalham a uma velocidade impressionante e na falta de cruzamento de dados ou mesmo da verificação da fonte informativa, estas teorias ganham vida própria e em alguns casos, passam a ser dogmas.
Para muita gente, torna-se mais cómodo atribuir a origem de um determinado problema a uma entidade externa. Um ser inatingível, invisível aos nossos olhos. Alguém a quem possamos atribuir as culpas de tudo o que de mau acontece à nossa volta.
Ao longo de 120 episódios, “Teorias da Conspiração” tenta explicar o que são, quem são e sobretudo como se propagam estas Histórias mais ou menos fantasiosas que são passadas de boca em boca e que têm atravessado gerações marcando a nossa forma de ver o mundo.
De segunda a sexta na plataforma RTP Play e aos domingos às 14:30 em formato compacto na Antena 1.