No desenho deste espectáculo, o fadista contou com o fotógrafo e realizador Sebastião Varela, sobrinho-bisneto de Amália. Com base nos poemas e nas históricas interpretações da fadista, Sebastião Varela criou, a partir da fotografia, um imaginário visual para colorir cada tema de acordo com a interpretação que faz dos mesmos.
Partindo da palavra para homenagear a mais importante intérprete do mundo da lusofonia, Pedro Moutinho dará voz a uma cuidada selecção de poetas. Camões, Fernando Pessoa, Alexandre O’Neil, Pedro Homem de Mello, David Mourão Ferreira, José Carlos Ary dos Santos, mas também a própria Amália Rodrigues, que escreveu letras para temas tão icónicos como “Estranha Forma de Vida”, “Trago Fado nos Sentidos” ou “A Lágrima”.
Propõe-se assim uma viagem ao mundo dos poetas de Amália através de duas formas de arte distintas. Uma homenagem, no momento em que se assinala o Centenário da fadista, através de um espectáculo inédito, em que o fado e a fotografia procuram uma simbiose para exprimir uma visão conjunta e actual de alguns dos temas que eternizaram Amália Rodrigues.
- 17 de Maio – Teatro Maria Matos, Lisboa
- 5 de Junho – Teatro Sá da Bandeira, Porto
Um espetáculo que celebra o centenário de Amália (Rodrigues).