
Capa de “Como se Fora Seu Filho” (1983), álbum de José Afonso.
Dando continuidade à série das edições da obra de José Afonso encetada em 2021, a editora Mais 5 edita agora “Como se Fora Seu Filho”, o penúltimo album da discografia do cantautor, em mais uma versão superiormenate re-masterizada, com data de edição para 18 de junho, em CD, vinil e plataformas digitais.
Originalmente editado em 1983, este disco constitui uma reflexão sobre o tempo e a vida. Uma depurada viagem musical, onde o génio de José Afonso se encontra de novo com as direções musicais de Fausto Bordalo Dias, José Mário Branco e Júlio Pereira.
Podemos dizer que estamos perante um acutilante olhar poético sobre a construção da fraternidade num país que, de acordo com a visão de José Afonso, se estava a desviar dos ideais de abril de 74.
“Cidade, sem muros nem ameias. Homem que olhas nos olhos e não negas”. Assim nos cantava José Afonso a sua Utopia, neste belíssimo “Como se Fora seu Filho”.
De referir ainda que o presente lançamento foi antecedido pela edição de três singles digitais. Para (re)descobrir esta obra intemporal, que nos lança sempre o seu desafio: “que outro fumo deverei seguir na minha rota?”.