CONCERTOS DE DUAS GUITARRAS – FRANKIE CHAVEZ E PEIXE – COM OS CONVIDADOS MÁRIO LAGINHA E ANTÓNIO SERGINHO
14 MARÇO – TEATRO MARIA MATOS, LISBOA
23 ABRIL – AUDITÓRIO CCOP, PORTO
Depois do surpreendente álbum de estreia homónimo, o projeto Miramar, dos guitarristas Frankie Chavez e Peixe, está de regresso com o seu segundo longa-duração, Miramar II, que pela primeira vez chega às salas de espetáculos em concertos ao vivo a acontecer a 14 de março no Teatro Maria Matos em Lisboa e a 23 de abril no CCOP no Porto.
Dois espetáculos a duas guitarras que, além de contarem com a presença da dupla Miramar composta por Frankie Chavez e Peixe, conta com os convidados especiais Mário Laginha e António Serginho, no piano e na percussão respetivamente.
Estes são os primeiros espetáculos de uma digressão dedicada ao mais recente disco de Miramar e que contará com novas datas a anunciar em breve.
Em Miramar (2019), Frankie Chavez e Peixe apresentavam uma proposta de diálogo instrumental que, apesar da sua originalidade e frescura, não deixava de evocar uma certa sobriedade dramática enraizada na tradição da música de guitarra portuguesa. Curiosamente, apesar de ter sido concebido e gravado em pleno confinamento (2020), Miramar II dá um passo em frente: é um conjunto de temas – mais luminosos, aventureiros, esvoaçantes… – que tanto nos remete para ecos da melhor música popular portuguesa do século passado como nos faz viajar, on the road, pelas desérticas paisagens do Texas.
Além de “Brower”, usado como primeiro avanço na divulgação deste segundo álbum, Miramar II inclui a pérola “Recolher”, tema que conta com a participação do pianista Mário Laginha – em colaboração inesperada, mas que tem tudo a ver com o programa estético e paisagista do duo. Outra surpresa é uma versão de “Celulitite”, tema-chave de Adoro Bolos (2017), o segundo álbum de Conan Osiris, de cujo trabalho Peixe é um fã assumido.