Marco Rodrigues no Teatro S. Luiz com Carlos do Carmos e Mafalda Arnauth
Uma viagem por “Tantas Lisboas”, esta 6ªfeira à noite, no Jardim de
Inverno do Teatro de São Luiz em Lisboa.
Oiça a entrevista que Ana
Sofia Carvalheda fez ao fadista e oiça um dos fados que não vai
faltar no alinhamento de 6ªfeira à noite…
Marco Rodrigues apresenta o seu álbum "Tantas Lisboas" num espectáculo que decorre nos Jardins de Inverno do Teatro São Luiz, em Lisboa, a 29 de Outubro.
Carlos do Carmo e Mafalda Arnauth confirmam presença em palco.
Foi com «Valsa das Paixões», dueto com Mafalda Arnauth, que o novo álbum de Marco Rodrigues começou a ser falado. A presença na novela da noite da TVI («Mar de Paixão») colocou num nível de exposição muito alto. Seguiu-se a canção «A Rima Mais Bonita» com passagens contínuas na Antena 1 e Rádio Amália.
O disco chegou a 13 de Setembro. Um massivo interesse dos media suscitaram muita curiosidade nesta nova forma de encarar o fado enquanto canção. «O Homem do Saldanha», parceria com Carlos do Carmo (voz), Boss AC (letra) e Tiago Machado (composição), passou também a ser um dos temas mais pedidos a par do tema título «Tantas Lisboas», assim como a versão para o lendário «Fado Estudante» (interpretado por Vasco Santana no filme “A Canção de Lisboa”). O resultado foi bastante rápido. Logo na primeira semana de vendas, o disco atingiu o 14º lugar na tabela nacional de vendas.
No dia 29 de Outubro é altura de celebrar o disco. Carlos do Carmo e Mafalda Arnauth marcam presença nas respectivas canções. A sala emblemática dos Jardins de Inverno do Teatro de São Luiz é perfeita para uma noite de surpresas e emoções.
*****
«Tantas Lisboas» é o título do disco de Marco Rodrigues. As colaborações de Carlos do Carmo, Mafalda Arnauth, Boss AC e Inês Pedrosa constituem alguns dos pontos de fortes deste registo. O álbum está disponível a partir de 13 de Setembro.
Até aos quinze anos, Marco Rodrigues – que vivia em Arcos de Valdevez – apenas sabia que existia um género musical chamado fado e que a sua maior diva era Amália Rodrigues. Mas, quando vem para Lisboa com a mãe, o fado entrou-lhe pela vida dentro sem pedir licença. Foi a figura materna que o incentivou a concorrer à Grande Noite do Fado, no Coliseu de Lisboa, que Marco venceu e, apesar dos seus tenros 16 anos na altura, já na categoria de Sénior. Poucos meses depois, Marco Rodrigues estreou-se como profissional no Café Luso – onde ainda é fadista e violista residente para além de acumular estas funções com a de director artístico da casa.
Agora, depois de "Fados da Tristeza Alegre" (2006), o fadista Marco Rodrigues edita o seu segundo álbum, "Tantas Lisboas", através da Universal Music Portugal. Um álbum que tem como convidados Carlos do Carmo e Mafalda Arnauth e entre os compositores e letristas Tiago Machado, Boss AC, Tiago Torres da Silva e Inês Pedrosa.
"O meu álbum", diz Marco Rodrigues, "não tem só fado nem tem só instrumentos de fado. Eu canto fado, vivo do fado mas não estou (apenas) no fado". "Tantas Lisboas" apresenta alguns clássicos – como o lendário "Fado do Estudante" (interpretado por Vasco Santana no filme "A Canção de Lisboa") – e muitos originais, incluindo dois temas com música composta pelo próprio Marco Rodrigues. Aliás, neste álbum Marco Rodrigues – e tal como acontece muitas vezes ao vivo – acompanha-se, também, à viola.
A cidade de Lisboa está presente, naturalmente, em muitas canções do álbum. De todas elas, destaca-se "O Homem do Saldanha", um dueto com Carlos do Carmo, com letra de Boss AC e música de Tiago Machado. Com Mafalda Arnauth, Marco Rodrigues canta "Valsa das Paixões", que tem letra de Tiago Torres da Silva e, igualmente, música de Tiago Machado. Este foi o primeiro tema retirado do álbum e já marcou presença na novela da TVI, «Mar de Paixão», e que roda na Antena 1 e Rádio Amália, bem como a canção «A Rima Mais Bonita».