O FLIQ – Festival Literário Internacional de Querença, organizado pela Fundação Manuel Viegas Guerreiro desde 2016, mas que cumpre agora a 5.ª edição, compreende um conjunto de acções distribuídas por três dias, de cariz cultural, orientadas para a PALAVRA: escrita, dita, lembrada, cantada, subvertida, dançada, encenada, discutida.
Tem como objectivos fortalecer e celebrar a dimensão comunicativa da Literatura, contribuir para reforçar um ambiente literário estimulante no Algarve, difundir reflexões glocais e valorizar a região enquanto lugar “identitário, relacional e histórico” (Marc Augé).
Destinado a especialistas literários e a todos os interessados por diversas manifestações estéticas que têm a palavra como matéria, o FLIQ dirige-se ao público universitário da educação, literatura, arte e cultura nacional e internacional, mas é transversal a todos os que nutrem o gosto de fruição de momentos, espaços e ambientes culturais únicos. Inclui-se ainda o público infanto-juvenil, através da dinamização de ateliers vocacionados.