O Córtex chegou ao terceiro ano de vida.
A partir desta faixa etária começamos a desenvolver os aspetos básicos de responsabilidade e independência, preparando-nos desta forma para explorar o mundo à nossa volta.
Aprendemos que nos festivais de cinema há coisas que podemos ou não fazer. Aprendemos que agora é a fase mais importante que marca a formação de personalidade do Córtex. É uma idade que se caracteriza pelo abandono do discurso em modo monólogo para dar lugar às primeiras palavras e assim iniciar um diálogo externo. Passamos a assimilar padrões de comportamento que queremos contrariar no chamado processo de identificação.
Festivais a partir dos três anos tendem a:
– aproximar-se cada vez mais do seu lugar enquanto agente de divulgação e promoção do cinema de qualidade. Demasiado novos para andar de bicicleta, já conduzimos um triciclo com a maior destreza possível. Estamos a crescer, abandonámos as fraldas. Com a idade ganhamos mais um dia de Festival, são cinco dias para descobrir as mais recentes produções em mostras competitivas nacionais e internacionais.
– O Córtex quer ser, acima de tudo, mais uma alternativa ao escoamento e à proliferação do mercado das curtas metragens produzidas no nosso país, contribuindo desta forma para algum efeito de destaque e mediatismo no trabalho dos realizadores portugueses.
Córtex – Festival de curtas-metragens de Sintra. De 28 Nov. a 2 Dez. 2012 no Centro Cultural Olga Cadaval!
Fonte: Córtex