"Fados de Coimbra e Outras Canções" de Zeca Afonso, o disco de 1981 que marca o regresso à tradição coimbrã é recordado este sábado (19h) e domingo (21h) na Antena 1 numa emissão realizada por António Macedo e que conta com testemunhos de José Afonso, Octávio Sérgio, um dos musicos que participou nas gravações, e Arnaldo Trindade da Orfeu.
*****
"Fados de Coimbra e Outras Canções" de José Afonso editado dia 20 de Maio pela Orfeu é Disco Antena 1!
Uma edição remasterizada a 24bits a partir dos masters originais e que Inclui textos exclusivos da autoria de Gonçalo Frota e Camané.
*****
Fados de Coimbra e Outras Canções
José Afonso, 1981
Coimbra, vista de longe
"Uma espécie de Mediterrâneo da música portuguesa". O fado de Coimbra, desenhado no mapa da geografia mental de Janita Salomé, encontramo-lo neste mar interior. Este lugar imaginado, explique-se, deve a sua localização precisa à assimilação de peças vindas de origens díspares e que são suavemente sugadas por essa peça maior, centrípeta, que é Coimbra, uma cidade ligada umbilicalmente a quem nela vive de passagem, a quem lhe pede uma cama de empréstimo por uma, duas, vinte, duzentas, duas mil noites e depois segue viagem. A estudantada marcha depois rumo às suas vidas, mas fica quase sempre um fio inquebrantável de ligação a uma canção que já antes circulava pelas ruas estreitas serpenteando a partir da Sé Velha e por lá continuará a
cirandar, a romantizar os anos tradicionalmente de boémia que antecedem o mergulho abrupto na vida adulta, no redemoinho imparável das responsabilidades.
" Gonçalo Frota (continuar a ler)
Alinhamento:
1 – Saudades de Coimbra 2!56"
2 – Fado D!Anto 2!23"
3 – Senhora do Almortão 3!09"
4 – Mar alto 2!50"
5 – Fado da sugestão 3!36"
6 – Balada de Outono 4!11"
7 – Inquietação 3!13"
8 – Fado dos olhos claros 2!46"
9 – Vira de Coimbra 3!53"
10- Não é meu bem 2!51"