Ava Gardner nasceu na véspera de Natal há precisamente 100 anos. Criada numa família pobre, só aos 18 anos pensou na hipótese de poder ser atriz, quando um caça-talentos da MGM viu uma fotografia sua, tirada sem pretensões pelo cunhado, na montra do seu estúdio. Foi contratada pela MGM para fazer papéis secundários, e só quatro anos depois, quando foi emprestada à Universal, teve um papel de destaque.
Admirada pela sua beleza, que talvez tenha sido um obstáculo que a impediu de ter uma carreira à medida do seu talento, Ava Gardner só por uma vez foi nomeada para um Óscar pela sua interpretação em ‘Mogambo’ (1953), de John Ford. As suas qualidades como atriz sobressaíram principalmente quando foi dirigida por grandes realizadores como Ford, George Cukor ou Joseph L. Mankiewicz.
Foi casada três vezes, mas tanto o primeiro casamento com Mickey Rooney como o segundo com um músico de jazz duraram pouco mais de um ano. Frank Sinatra foi o grande amor da sua vida, tendo a sua relação sido extremamente mediatizada. Depois desse relacionamento marcado pela paixão e pelo ciúme exagerados, nunca mais voltou a casar-se nos 33 anos que viveu até à sua morte, em Londres, aos 67 anos, vítima de uma pneumonia.