O Dia da Consciencialização do Autismo comemora-se anualmente a 2 de abril.
Neste dia decorrem iniciativas a nível mundial quem tentam sensibilizar a comunidade para a questão do Autismo.
Várias câmaras municipais de Portugal costumam aderir a esta iniciativa de consciencialização e iluminam os seus monumentos de azul. Também se realizam seminários, se entregam pulseiras e laços de cor azul alusivas ao autismo neste dia, assim como se veste uma peça de roupa azul, ou se acende uma vela desta cor, entre outras atividades.
Também se realizam campanhas de angariação de fundos e de informação para professores, educadores, cuidadores de saúde e pais. O tema do Dia da Consciencialização do Autismo 2016 da ONU é "Autismo na Agenda 2030: Inclusão e Neurodiversidade".
O Autismo é um distúrbio neurobiológico complexo que dura tradicionalmente toda a vida do seu portador. Esta doença apresenta-se como a mais séria e célere incapacidade de desenvolvimento a nível mundial. Acredita-se que 67 milhões de pessoas são afetadas pelo Autismo, tornando-se esta doença mais comum em determinados países do que o cancro, o HIV e a diabetes em conjunto. Em Portugal destaca-se a ação da FPDA – Federação Portuguesa de Autismo no combate a esta doença.
A Associação Vencer Autismo associa-se pelo 6.º ano consecutivo ao movimento internacional “Light It Up Blue” que tem como objetivo consciencializar e sensibilizar para a causa do autismo, através da iluminação de diversos monumentos em todo o mundo de cor azul.
Várias Câmaras Municipais, incluindo a de Lisboa, aderem a esta iniciativa. O Cristo Rei também é iluminado de azul.