De 13 a 18 de Julho a Antena 1 dá destaque ao Dia Mandela, que se assinala Sábado, 18 de Julho no Porto, em vários pontos da Cidade.
Nelson Mandela pedia-nos que no seu dia de anos (18 de Julho) dedicássemos 67 MINUTOS a fazer deste um mundo melhor, tantos quantos os ANOS por ele dedicados à mesma causa.
A causa deste ano reverte a favor da Pediatria do Instituto Português de Oncologia de Lisboa.
Contribua com o seu donativo:
- NIB : 0036 0175 99100757509 12
- IBAN : PT 50 00360175 9910 07575091 2
*****
Ao longo da semana fique atento a 3 formatos na programação da Antena 1:
As Músicas favoritas de Mandela
2ª a 6ª feira – 13 a 17 de Julho – 1ª canção da hora das 09h00 – José Carlos Trindade conversa com António Mateus (coordenador deste evento).
2ª feira – Bonnie Mary of Argyle – Josef Locke
3ª feira – Wepping – Soweto String Quartet
4ª feira – Mandela Day – Simple Minds
5ª feira – Stimela/Coal Train – Hugh Masekela
6ª feira – 67 Pata Pata – Miriam Makeba
Dia Mandela (Entrevistas)
2ª a 6ª feira – 13 a 17 de Julho – 14h35 – Filomena Crespo. conversa com…
2ª feira – António Mateus, jornalista da RTP, Biógrafo de Mandela e coordenador deste evento.
3ª feira – Cátia Terrinca e João Nunes que trataram, a partir das ideias de Mandela, de produzir um curto filme.
4ª feira – Nuno Delgado, Embaixador desta acção.
5ª feira – Filomena Pereira, Directora da Pediatria do Instituto Português de Oncologia de Lisboa.
6ª feira – António Mateus, jornalista da RTP, Biógrafo de Mandela e coordenador desta acção.
Dia Mandela (Programa)
Sábado – 18 de Julho – 13h08 – Emissão com Filomena Crespo, António Mateus, Nuno Delgado e Rui Marques
DIA MANDELA NA CASA DA MÚSICA – 18 JULHO
O que têm em comum Jorge Palma, Mónica Ferraz, Richard Dorfmeister, Pedro Macedo, Nuno Delgado, DeROSEArtCompany, António Mateus e o Comendador DeRose?
Todos se juntarão neste dia especial, por uma causa e para comemorar a vida e o legado de uma das mais marcantes personalidades do nosso tempo – Nelson Mandela.
Para tal, a Ordem do Mérito das Índias Orientais vai organizar, na Casa da Música – Porto, as comemorações do Dia Mandela a 18 de julho, evento que é celebrado à escala Mundial pelas Nações Unidas.
Vamos cumprir o desejo de Mandela de, no seu aniversário, dedicarmos 67 MINUTOS – tantos quantos os anos por ele dedicados à sua causa – para construirmos um mundo melhor.
As receitas dos espetáculos reverterão para o IPO Pediátrico de Lisboa. Contribua para o bem estar dessas crianças, com a sua presença! Adquira já o seu lugar.
Contribua com o seu donativo:
NIB : 0036 0175 99100757509 12
IBAN : PT 50 00360175 9910 07575091 2
PROGRAMA
21:30 – Casa da Música | Sala Suggia
JORGE PALMA
MÓNICA FERRAZ
24:00 – DeROSEClubbing | Restaurante da Casa da Música;
RICHARD DORFMEISTER – Austria
PEDRO MACEDO
SoulfulKollektiv CleanParty – sem álcool, sem fumo e sem drogas.
Quem foi Nelson Mandela?
Nelson Rolihlahla Mandela (nascido a 18 de julho de 1918) é um activista revolucionário Sul-Africano contra o apartheid, e um politico que foi Presidente da África do Sul entre 1994 e 1999. Mandela foi o primeiro negro Sul-Africano a desempenhar essa função, e o primeiro eleito numa eleição multirracial e totalmente representativa. O seu governo concentrou-se em desmantelar o legado do apartheid, combatendo o racismo institucionalizado, a pobreza e a desigualdade, e promovendo a reconciliação racial. Ao longo de 67 anos, Nelson Mandela dedicou a sua vida ao serviço da humanidade – enquanto advogado de direitos humanos, prisioneiro de consciência, mediador internacional para a paz, e como primeiro presidente eleito democraticamente numa África do Sul livre.
Nascido em Xhosa na família real Thembu, Mandela frequentou a Universidade de Fort Hare e a Universidade de Witwatersrand, onde estudou direito.
Embora inicialmente comprometido com o protesto não violento, em 1961 Mandela liderou uma campanha de bombardeamentos contra alvos governamentais. Em 1962 foi preso, condenado por sabotagem e conspirar para depor o governo e condenado a prisão perpétua no Julgamento Rivonia. Mandela passou 27 anos na prisão.
Como Presidente, estabeleceu uma nova constituição e iniciou uma Comissão de Verdade e Reconciliação para investigar violações passadas de direitos humanos. Continuando a política económica liberal do anterior governo, a sua administração introduziu medidas para encorajar a reforma agrária, combater a pobreza e expandir os serviços de saúde.
Com grande controvérsia em torno de parte da sua vida, os críticos de direita denunciaram Mandela como sendo terrorista e simpatizante comunista. Apesar disso, Mandela foi congratulado internacionalmente pela sua acção anti-colonial e anti-apartheid, tendo recebido mais de 250 prémio, incluindo o Prémio Nobel da Paz em 1993 e a Medalha Presidencial da Liberdade dos EUA. Na África do Sul, Mandela é olhado com grande respeito, e é frequentemente tratado por Madiba, o seu nome do clã Xhosa, ou por Tata, que significa “pai”, e é frequentemente descrito como “o pai da nação”.
Fonte: UNRIC