• Logo RTPRTP Logo RTPRTP
    • RTP.PT
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • Zigzag Play
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
Logo Antena 1 - RTP
  • Programas
  • Informação
  • Desporto
  • Podcasts
  • Programação
  • + Antena 1
    Webrádios Apoios Vídeos Contactos

NO AR
PROGRAMAÇÃO já tocou
Dia Mundial da Rádio
Antena 1 09 fev, 2017, 10:24

Dia Mundial da Rádio

Dia 13 de Fevereiro

Dia Mundial da Rádio
Antena 1 09 fev, 2017, 10:24

Dia Mundial da Rádio

Dia 13 de Fevereiro


Ouça no Dia Mundial da Rádio (das 10h00 às 12h00) a emissão especial, a partir da Área de Serviço de Pombal, conduzida por António Jorge

Emissão em direto





*****

DIA MUNDIAL DA RÁDIO

Desde 2012 que é comemorado oficialmente o 13 de Fevereiro como Dia Mundial
da Rádio. A data escolhida pela UNESCO para a comemoração coincide com o dia em
que em 1946 a Radio ONU foi estabelecida numa resolução das Nações Unidas.

Começou a transmitir desde a sede na Nações Unidas em Nova Iorque, em onda curta para o
resto do mundo. Noticiários
e programas com cinco línguas oficiais da ONU – Chinês, Inglês, Francês, Russo e Espanhol – durante 9
a 12 horas por dia.
A Rádio mesmo após o aparecimento da televisão manteve-se firme como meio de
escuta ao longo de várias gerações, mantendo-se como um meio de contacto
regular e permanente, mesmo numa época onde desde há 20 anos a internet foi
tomando posição como plataforma de divulgação artística, cultural, educacional
e informativa.
A rádio adaptou-se no tempo. As novas tecnologias e equipamentos foram
integrados. A  mobilidade, criatividade e
interatividade que as novas plataformas introduziram no ambiente digital, não
são senão a mesma lógica e ADN que a rádio sempre posicionou.
A Rádio como plataforma de debate e comunicação, promoção cultural ou de
informação em situações de emergência social. Uma plataforma para divulgar artistas,
talentos, factos e histórias.



A RÁDIO EM PORTUGAL. Você Sabia que …

* Em Portugal, 4 milhões e 900 mil pessoas escutam em média por dia, Rádio. São
2 milhões e 600 mil homens, 2 milhões e 300 mil mulheres. Fazem-no em média por
mais de 3 horas, todos os dias. 65 % dos homens ouvem rádio numa base diária,
tal como 50% das mulheres.

* A audiência rádio em Portugal compreende diariamente cerca de …

  • 700 mil jovens até aos 24 anos.
  • 2 Milhões e 100 mil ouvintes adultos entre os 24 e os 44 anos.
  • 1 Milhão e meio entre os 45 e os 64 anos.
  • 600 mil ouvintes com mais de 64 anos.

* Mas se diariamente 4,9 Milhões de portugueses escutam rádio, o alcançe de contacto a cada semana é maior. Ao longo de 7 dias, em Portugal, perto de 6 Milhões e 800 Mil pessoas, têm contacto com o Meio Rádio.

Fonte:
Marktest 2014

RÁDIO EM NOVAS PLATAFORMAS EM PORTUGAL

  • Cerca de 42%
    dos indivíduos com menos de 35 anos dizem ouvir Rádio na Internet, assim como
    45% dos estudantes ou 41% dos quadros médios e superiores. 

Fonte:
Marktest 2014

  • Ainda sobre
    a utilização da Internet para a escuta de rádio, o estudo quantifica ainda em 1
    Milhão 333 mil, os indivíduos que referiram ter ouvido rádio nos últimos 30
    dias através da Internet. 900 mil os que disseram tê-lo feito nos últimos 7
    dias e 324 mil os que confirmaram ter ouvido rádio online na véspera.

Fonte:
Marktest 2014

  • De acordo
    com os resultados do último ano, 1,3 Milhões de portugueses dizem costumar ouvir
    rádio através do telemóvel, um número que representa 15.0% do universo em análise. A idade surge como
    a variável que apresenta mais diferenças de comportamento. Os jovens dos 15 aos
    24 anos são os que possuem maior afinidade com este hábito, comum a 37.9% deles
    (42,6% dos estudantes). Os valores baixam para um mínimo de 1.2% junto dos
    indivíduos com mais de 64 anos.

Fonte:
Bareme Radio Marktest 201



  Dia Mundial da Rádio

 

 ÁFRICA, ÁSIA, AMÉRICA. O IMPACTO DA RÁDIO 

Você sabia que … ?

• Pelo menos
75% dos lares nos países em desenvolvimento têm acesso a um rádio. Fonte: EFA Global Monitoring Report, 2012

• Existem cerca de 44.000 estações de rádio em todo o mundo.
Fonte: The
World Factbook, da Agência Central de Inteligência 2010.

• O Meio Rádio
é escutado por uma variedade de influenciadores de decisão entre os 25 e os 54
anos. Muitos deles fazem-no na companhia dos filhos e cônjuges. Fonte:
Arbitron 2012

• Alertas SMS semanais enviados para os telemóveis dos ouvintes, 30 minutos
antes de uma transmissão pode aumentar a audiência em quase 20%. Fonte: Como as TIC estão a mudar a Rádio Rural em África (Bartholomew
Sullivan), Farm Radio International, 2011 

• A plataforma de transmissão utilizada pelo canal de rádio é na maior parte
terrestre, não importa o nível de desenvolvimento do país. 37 de 51 países
(73%), pesquisados pela UIS, possuem canais de rádio disponíveis através desta
plataforma, com percentagens de 100% em 18 desses países. Fonte: Instituto de Estatística da UNESCO (UIS)

• 25 de 51 países em estudo (49%) possuem canais de rádio disponíveis em
plataforma combinada, enquanto 13% estão disponíveis na TV Cabo e apenas 8% só por
satélite. Fonte: Instituto de Estatística da UNESCO (UIS)

• Em 11 países pesquisados em toda a África, a rádio privada local cresceu numa
média de 360% entre 2000 e 2006, ao passo que a rádio comunitária cresceu de
modo impressionante em 1386% em relação ao mesmo período. Fonte: As dores de crescimento de Rádio Comunitária em África (Peter da Costa),
Glocal Times, A Comunicação para o Desenvolvimento Journal, 2012,

• Para a maioria dos ouvintes no Quénia, a coisa mais popular que aprenderam com
a rádio é política, com 21% indicando-a como a maior aprendizagem tida. Fonte:
Jornal Internacional de Negócios e Ciências Sociais, 2012,

• A Radio na
Tanzânia tornou-se mais interativa com o tempo, com programas de participação
de comentário e debate. 76% dos ouvintes de rádio ouviam programas de call-in,
mas apenas 5% tinham realmente participado nos últimos 12 meses. 83% dos
tanzanianos disseram obter notícias e informação via rádio. Fonte: Intermedia
de 2011. Tanzânia Audience Scapes website.

• A rádio é
o meio mais acessível e utilizado na Zâmbia. O acesso a rádio e televisão em
áreas urbanas é aproximadamente igual (85% na rádio, 79% para TV), enquanto na
área rural a diferença é mais significativa (68% para o rádio, 26% para a TV). Fonte: Intermedia, 2011. Mass Media na Zâmbia,

• Uma característica fundamental do uso do telemóvel em Africa é a sua
convergência com a escuta de rádio. Entre os usuários de telemóveis na Zâmbia,
33% disseram ouvir rádio através do aparelho todas as semanas e 25% disseram que
ouvem diariamente. Ao contrário do uso de internet móvel, a escuta de rádio é
mais uniformemente distribuída entre os usuários urbanos e rurais. Fonte: Intermedia,
2010. Comunicações Móveis em Zâmbia,

• O número total de estações de rádio comunitárias na América Latina é perto de
10.000, com o Peru a ter a maior proporção, Equador, Bolívia e Brasil em
segundo, terceiro e quarto lugares. Se as estações não licenciados também forem
levadas em conta, os números globais são muito mais elevados. A Unesco revelou
recentemente que, só no Brasil, existem mais de 10.000 estações de rádio
comunitárias ainda à espera de licenciamento. Fonte: Vozes do Villages: Rádio Comunitária no mundo em desenvolvimento. CIMA,
2011,

• O mercado de rádio no Brasil é o segundo maior das Américas, atrás dos Estados
Unidos. Em dados do final da década passada, a rádio chega a 88% dos lares, 80%
dos carros em circulação e a 36% dos telefones móveis. Fonte: Rádio Digital no Brasil: análise de um debate inacabado (Carlos Eduardo
Esch, Nélia del Bianco), Rádio evolução: actas de conferências da Universidade
do Minho, Comunicação e Centro de Pesquisa Sociedade, 2012,

• No Sudeste Asiático, a Tailândia lidera com cerca de 5.000 estações, muitas a
operar sem licença. Na Indonésia a rádio também é popular, muito embora o seu
número seja bem mais reduzido. Fonte: Infoasaid 2012

• A Radio é
o canal mais confiável para a distribuição de notícias e entretenimento no interior
rural das Filipinas, onde as montanhas, muitas vezes impedem os sinais de TV.
De acordo com a Comissão Nacional para a Cultura e as Artes, a rádio atinge 85%
dos domicílios do país, enquanto a televisão atinge pouco menos de 60%.
Fonte: Filipinas: mídia e telecomunicações guia paisagem. Infoasaid, 2012


• Na Rússia enquanto as audiências de imprensa tradicional decresceu na última
década, o único mídia tradicional que cresceu desde 2008, cerca de 4% (ganhando
cerca de 2,5 milhões de ouvintes) foi a rádio. Fonte:
Mapeamento de mídia digital: Rússia, Open Society Foundations, Open Society
Programa Media, 2012,

• Radio atinge mais de 95% da população mundial. A população mundial já
ultrapassou 7 bilhões de pessoas. Mais de metade deste valor tem idade inferior
a 30. Dadas as estatísticas, vale a pena fazer as contas e começar a fornecer
mais emissões para jovens e feitas por jovens.

Pode também gostar

Duran Duran – “Future Past”
Duran Duran – “Future Past”
“100 Passos 12 Canções de Amor” no “Viva a Música”
“100 Passos 12 Canções de Amor” no “Viva a Música”
João Só no “Natal de MÚSICA”
João Só no “Natal de MÚSICA”
António Chainho no Viva a Música
António Chainho no Viva a Música
Reveillon na Antena 1, a Rádio que Liga 2015 a 2016
Reveillon na Antena 1, a Rádio que Liga 2015 a 2016
Veja a Bola a Rolar no Portugal – Suíça
Veja a Bola a Rolar no Portugal – Suíça
Brasil 200: A nova rádio digital
Brasil 200: A nova rádio digital
A Antena 1 com Portugal no Mundial e todos os jogos no digital
A Antena 1 com Portugal no Mundial e todos os jogos no digital
Antena Aberta
Antena Aberta
Catarina Rocha no “Viva a Música”
Catarina Rocha no “Viva a Música”
PUB
Logo Antena1

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

Instale a aplicação RTP Play

  • Apple Store
  • Google Play
  • Contactos
  • Frequências
  • Programas
  • Podcasts
RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS

    • DESPORTO

    • TELEVISÃO

    • RÁDIO

    • RTP ARQUIVOS

    • RTP Ensina

    • RTP PLAY

      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS

      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS

    • Provedora do Telespectador

    • Provedora do Ouvinte

    • ACESSIBILIDADES

    • Satélites

    • A EMPRESA

    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE

    • CONSELHO DE OPINIÃO

    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO

    • PROPOSTA DO GOVERNO DE REVISÃO DO CCSP

    • RGPD

      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2023