Portugal esteve 45 dias em Estado de Emergência. Nada de novo para a Dona Ermelinda, que está nesse estado de espírito desde que se lembra, sempre com os nervos à flor da pele, com todas as calamidades que acontecem no país e no mundo. Grande adepta do distanciamento social – não por medo de vírus, mas por lhe desagradarem as pessoas enquanto pessoas -, Ermelinda aceitou a quarentena de bom grado. O que não aguenta são as notícias e as trends nas redes sociais, de que vai tendo eco, e que lhe fazem subir a temperatura e a deixam com vontade de ir para a rua e gritar. Só que não pode, agora não pode.
A solução foi criar este podcast, uma espécie de janela para o mundo, como nos bairros espanhóis e italianos. Só que em vez de bater palmas ou cantar ópera, Ermelinda despeja tudo o que tem entalado no gorgomilo sobre as notícias e acontecimentos mais estapafúrdios de um Portugal em quarentena.
Por questões sanitárias – nomeadamente, a sanidade mental de Ermelinda – o podcast emite apenas uma vez por semana e só depois de lavar bem as mãos.
Criado por Maria Rueff, com textos de Maria João Cruz e Mário Botequilha.