O Festival da Canção está de volta!
A Edição 2015 assinala os 50 anos do Festival.
Nos dias 3 e 5 de Março terão lugar as semifinais e no dia de aniversário da RTP, 07 de Março, tem lugar a grande final.
A Antena 1 dá destaque ao Festival da Canção através da reportagem da Ana Sofia Carvalheda:
3ª feira – 03 de Março
20h15
21h15
22h15
5ª feira – 05 de Março
22h45
Esta será uma edição composta por três grandes espetáculos de música, cor e muitas surpresas, que terá lugar nas instalações da RTP, em Lisboa.
Para o Festival da Canção 2015, a RTP convidou 12 compositores nacionais que nos presentearam com 12 músicas inéditas e com um elenco de intérpretes de grande qualidade artística, como desde sempre tem sido um dos critérios da estação pública quando falamos de um evento nacional tão importante como o Festival da Canção.
Este é um evento que tem atravessado gerações. Prova disso é a presença, na edição deste ano, de Simone de Oliveira, 50 anos depois da sua primeira participação com “Sol de Inverno”, assim como de Adelaide Ferreira que regressa, como compositora e intérprete, 30 anos após a sua vitória com “Penso Em Ti (Eu Sei)”, ou de Sara Tavares, também enquanto compositora, 21 anos depois de “Chamar a Música”.
Mas, como é apanágio deste grande evento, também os mais recentes valores da música portuguesa estarão presentes no Festival da Canção, como são os casos de Héber Marques ou Churky, bem como os já consagrados Nuno Feist, Renato Jr.
E Miguel Gameiro. Enfim, é uma lista de participantes de qualidade inegável, que poderá ser comprovada durante as suas apresentações nos 3 espetáculos.
Como falamos de um evento especial, devido ao facto de termos 2 semifinais e uma final, também a condução dos três espetáculos será feita em moldes diferentes. A primeira semifinal será apresentada por Jorge Gabriel e Joana Teles.
A segunda semifinal será conduzida por José Carlos Malato e Sílvia Alberto e na grande final contamos com Catarina Furtado e Júlio Isidro.
A noite de 7 de março será dedicada aos 58 anos da RTP, bem como será efetuada uma homenagem a um compositor recentemente desaparecido e, que desde sempre acarinhou o Festival Canção, tendo participado com três canções que nos representaram no Festival da Eurovisão da Canção – “Lusitana Paixão”, “Não sejas mau para mim” e “Amar”. Falamos de Zé da Ponte, também compositor de um dos mais reconhecidos “hinos” da RTP: “O Primeiro Olhar”.
Assim, tudo se conjuga para fazer deste Festival a grande festa da música na RTP!