A nona edição da Hora do Planeta vai correr o mundo, às 20:30 da hora local, no sábado, dia 19 de março de 2016, este ano já com um novo acordo climático global recentemente encontrado.
Quando a Hora do Planeta chegar a todos os continentes em diferentes fusos horários do globo vai conseguir juntar a comunidade mundial num movimento pela mudança nas ações individuais contra as alterações climáticas.
A Hora do Planeta tem crescido e é hoje a maior campanha ambiental do mundo, mobilizando milhares de milhões de pessoas em mais de 7.000 cidades e vilas em 170 países e territórios incluindo Portugal.
Entre os 20 monumentos portugueses que apagam as luzes para chamar a atenção para a necessidade de adotar comportamentos sustentáveis estão o Palácio Nacional da Pena, o Palácio de Monserrate, o Castelo de S. Jorge, as Muralhas de Miranda do Douro, o Castelo de Porto de Mós, o Monumento dos ex-Combatentes do Ultramar de Santa Comba Dão, o Castelo e a Igreja dos Agostinhos em Vila Viçosa, as Muralhas de Serpa, a Ponte de São Roque e a Torre de Menagem em Chaves ou o Mosteiro de S. Dinis em Odivelas.