Na passada 5ª feira, Armando Carvalhêda convidou MYRICA FAYA para o Viva a Música. O riquíssimo cancioneiro açoriano, reinterpretado à luz de uma nova visão e de uma fina sensibilidade, iluminou o Palco da Rádio durante cerca de uma hora, com algumas das canções do novo álbum da banda de título DO CERNE.
(Fotos e vídeo de Carlos Jorge Antunes)
"Aquilo que inicialmente parecia ser apenas uma brincadeira descomprometida, transformou-se numa ideia sólida, uma ideia que adoptou o nome de Myrica Faya.
Cinco amigos com diferentes origens musicais decidiram centrar-se na música tradicional açoriana e na sua raiz mais profunda. Estava encontrada a matriz. A esses temas, muitos dos quais com uma riqueza melódica inebriante, juntaram-se as mais diversas influencias e estilos musicais.
Cada tema do reportório dos Myrica Faya é o resultado de um longo processo de pesquisa, desconstrução, amadurecimento e recriação. Todo este processo é uma forma de homenagear a música que faz parte da identidade cultural de cada açoriano. Por outro lado, a nova abordagem que é feita a cada tema, procura não deixar indiferente quem escuta e quem desde cedo se habituou a ouvir temas como a Charamba, a Lira , a Chamarrita ou a Saudade, apenas tocados por grupos etnográficos e de folclore, verdadeiros repositórios da nossa cultura musical.
Myrica faya é a faia-da-terra, uma árvore, uma espécie endémica dos Açores. Uma árvore que tem como raiz a música açoriana. Uma raiz que alimenta cinco ramos impulsionando a sua criatividade. Bruno Bettencourt (voz, viola-da-terra de 15 e de 12 cordas e adufe), Cláudio Oliveira (voz, baixo e acordeão), Emílio Leal (voz, piano, ukelele e baixo), Pedro Machado (voz, guitarras e flauta) e Ricardo Mourão (voz, guitarras e percussão) são os cinco elementos dos Myrica faya, os cinco ramos desta faia-da-terra que se alimenta da musicalidade que brota de cada uma das ilhas açorianas.."
Facebook
*****
Próximos programas:
- Dia 05 – Rogério Charraz
- Dia 12 – Carla Pires
- Dia 19 – Viviane
- Dia 26 – Pedro Moutinho
VIVA A MÚSICA, único espaço regular no panorama áudio-visual nacional que apresenta semanalmente, durante uma hora música cantada na nossa língua.
Viva a Música
Desde 1996, a ANTENA 1 tem no ar o programa VIVA A MÚSICA!, único espaço regular no panorama áudio-visual nacional que apresenta semanalmente, durante uma hora música cantada na nossa língua, ao vivo e em directo.
O programa desenrola-se no Teatro da Luz, em frente ao Colégio Militar, em Lisboa, todas as Quinta-feiras*, entre as 15h00 e as 16h00, e é produzido por Ana Sofia Carvalhêda e realizado e apresentado por Armando Carvalhêda.
Por aqui desfilaram já quase todas as grandes figuras da música cantada em português como são os exemplos de: Carlos do Carmo, Pedro Abrunhosa, Ala dos Namorados, António Chainho, Vitorino, Jorge Palma, Mariza, Gal Costa, Tito Paris, Sérgio Godinho, Paulo Gonzo, Pedro Barroso, Camané, GNR, Rui Veloso, Paulo de Carvalho, Rio Grande e Delfins, entre muitas dezenas de outros.
5ª feira às 15h (Repetição aos Domingos às 14:07)
Facebook
Para ouvir outras edições do Viva a Música
Para ouvir em direto