No dia 5 de Outubro, José Candeias conduziu uma emissão especial dedicada ao evento "A Cidade das Tradições", em directo do Parque de Jogos 1º de Maio em Lisboa.
Produção de Joana Jorge.
Oiça a emissão em streaming:
– 1ª Parte
– 2ª Parte
José Candeias conversa com Rui Sérgio, Diretor Cultural da Fundação Inatel
José Candeias
Alísio Saraiva, da
Orquestra das Violas Beiroas
Vítor Rosa, professor de
concertina
Hermínia Resende, do Ciclo
da Palha, e Fernando Sarmento, oleiro
José Candeias (com uma palheira) e os técnicos
Paulo Gomes e Rui Borges
Hermínia Resende e
"Jackas", do Museu do Brincar
Isabel Silvestre, José
Barros e "Jackas"
Isabel Silvestre e José
Barros, antes da sua atuação ao vivo
Jacinta Oliveira,
Administradora para a Cultura da Fundação Inatel
*****
CIDADE DAS TRADIÇÕES
5 e 6 de Outubro, Parque de Jogos 1º de Maio – Lisboa
A Fundação Inatel, tendo em conta a sua missão e o facto de ser consultora da UNESCO para a área do Património Cultural Imaterial e, tendo ainda, a presidência do CIOFF® (Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais) também uma entidade acreditada na Unesco, vai promover um evento que pretende ser um encontro entre as tradições que defende e apoia e a cidade em que vivemos.
Este encontro com as tradições vai realizar-se no Parque de Jogos 1º de Maio, nos dias 5 e 6 de Outubro (Sábado e Domingo), dirigido a famílias.
Este evento terá a designação de "Cidade das Tradições". De resto, esta denominação está suportada numa história com mais de 78 anos de tradição. Inatel é uma tradição.
Este conceito permite também a construção de uma cidade verdadeira, com avenidas, ruas e travessas, largos e jardins que nos remetem para um passado de usos e costumes em que se constrói a nossa identidade enquanto povo e nação. A rua dos bordados, a avenida do Folclore ou a travessa do artesanato serão percursos que permitem uma curiosa incursão pela memória que alicerça a actual arquitectura das modernas cidades nas suas estruturas físicas e humanas.
As actividades serão destinadas a todas as idades, com apontamentos das mais diversas vertentes do património expressivo português, desde espectáculos de folclore apresentados pelas Associações (Centros Culturais e Desportivos) ligadas à INATEL da área da etnografia, a workshops tradicionais (danças tradicionais, construção de instrumentos, artesanato tradicional, jogos tradicionais), mas também mostras de artesanato com a presença dos próprios artesãos e ainda gastronomia tradicional.
Este encontro fará a ligação entre a memória e o presente, mostrando sem preconceitos a evolução da tradição e aliando-a à modernidade, pelo que teremos actividades que são espelho dessa realidade mais contemporânea mas imbuída de uso e costume, como é o caso dos Grupos da Nova Música Tradicional e que serão também uma forma de chegar a um público urbano mais abrangente e eclético.
Parque de Jogos 1º de Maio – Av. Rio de Janeiro, Lisboa
Um passeio pelas avenidas, ruas e travessas, largos e jardins da nossa memória.
Uma
oportunidade única para aprender a dançar o vira e o fandango, a moldar
o barro, a construir brinquedos e instrumentos tradicionais.
Uma viagem pelos sons, danças e cantares, cheiros e sabores da tradição portuguesa
Avós, filhos e netos à descoberta de doces recordações.
– Etnografia
– Música popular tradicional
– Workshops de folclore, olaria e bordados, aerofones e cordofones
– Construção de instrumentos tradicionais
– Teatro de robertos
– Jogos tradicionais
– Artesanato
– Gastronomia tradicional