Esta sexta-feira, dia 26 de maio, Bruno Gonçalves Pereira vai estar em direto da Ópera “ A Coragem e o Pessimismo”, às 14h50 para conversar sobre a inciativa.
***
Através de uma obra original escrita para a população escolar (e pré-escolar) por autores portugueses de “primeira água”, a Foco Musical propõe uma aventura, no qual, Luís Vaz de Camões e a sua obra inigualável: Os Lusíadas são o pretexto para um espetáculo inesquecível.
Os autores são o compositor com mais repertório sinfónico escrito para crianças e o escritor mais premiado na nova geração.
Consulte as datas:
- 26 de maio – Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa (09h30 – 11h00 – 14h00 – 21h00)
- 12 de Junho – Casa da Música – Porto (09h30 – 11h00 – 14h00 – 19h00)
«A partir dos Lusíadas, de Luís de Camões, relata-se a aventura das Descobertas Portuguesas. Mas aqui, nesta aventura, a personagem principal chama-se A Coragem. Esta é, pois, a história dos perigos porque passa a viagem da Senhora Coragem, perigos e aventuras relatados por O Poeta – Camões, pois claro. Os perigos da viagem são personificados pela personagem A Monstra que, afinal, não é tão má como parece – como se vê no desenlace. A Senhora Coragem vence a Monstra e, mais do que tudo, ignora e vence O Pessimista. Ultrapassando doenças e tempestades consegue concluir, com sucesso, a viagem – e descobre assim um novo mundo. É O Poeta – Camões – que relata e celebra este grande acontecimento. No final, O Poeta lembra que, quem levar consigo O Pessimismo, nunca chegará ao outro lado.»
Ficha Técnica
Música Jorge Salgueiro
Libreto Gonçalo M. Tavares
Encenação Guilherme Mendonça
Interpretação Orquestra Filarmonia das Beiras
Direção musical António Vassalo Lourenço
Cenografia Kim Cachopo
Figurinos Clara Bento
Direção artística Miguel Nabais Pernes
Direção de produção Paulo Batalhaprodução e conceção pedagógica Foco Musical