Em 2026, A Música dá Trabalho continua o seu percurso junto das comunidades escolares, com o objetivo de sempre, aproximar os jovens do universo da música e das profissões que a tornam possível.
Ao longo dos anos, o projeto promove experiências educativas que combinam aprendizagem prática, despertar curiosidade e o contacto direto com a música, onde os alunos entendem o trabalho de compositores, editores, técnicos de som e luz, realizadores de vídeo, designers, entre muitas outras profissões ligadas à música
O projeto tem como ponto de partida um livro, com textos de Hugo Ferreira e Patrícia Martins e ilustrações de Tenório, que apresenta 22 profissões do mundo da música. Este livro é oferecido gratuitamente a cada aluno antes das atividades, o que permite refletir sobre “Quem faz o quê antes da música te chegar aos ouvidos” e levar a literacia musical também para dentro de casa.
Durante as manhãs, as turmas visitam diferentes estações, experimentam algumas das profissões e compreendem a importância de cada função no universo musical. À tarde, o dia culmina num concerto de um artista convidado ou da banda MDT, composta por músicos do projeto, onde são apresentadas versões de temas editados pela Omnichord e composições originais, muitas vezes com participação dos próprios alunos.
As próximas paragens de A Música dá Trabalho em 2026 começam em Torres Vedras, no dia 19 de janeiro, onde a música vai desde os mais novos até aos mais velhos. Depois seguimos para Paredes, de 10 a 12 de março, onde continuamos a mostrar os bastidores da criação musical e a inspirar jovens a explorar diferentes profissões do setor. A 25 de março estaremos em Sesimbra, seguidos de Viseu entre 4 e 8 de maio, Vale de Cambra de 11 a 13 de maio e, por fim, Loulé a 19 e 20 de maio. Estas são apenas algumas das paragens de um percurso que ainda terá muitas mais surpresas pelo país ao decorrer do ano.