01 Agosto – Go Folk Fest, Gouveia
17 Agosto – Festival Bons Sons, Tomar
A Presença das Formigas continua a apresentação do seu novo disco Pé de Vento.
Os próximos concertos integram o cartaz dos festivais Sons da Fraga Dura, Go Folk Fest e Bons Sons.
“Largar, partir, voar…”
‘Pé de Vento’ é o mais recente disco d’ A Presença das Formigas. Com participações de Luís Pastor (Espanha), João Afonso e João Paulo Esteves da Silva, este novo trabalho explora a temática da “partida”, as suas motivações e consequências, reflectindo acerca da actualidade, das relações humanas, do regresso à natureza, dos sonhos e aspirações…
Tudo começou em 2009, quando A Presença das Formigas recebeu o Prémio Zeca Afonso no Festival Cantar Abril 2009, com o tema original “O Rei (A Morna Indiferença)”.
O disco de estreia só chega em 2011, após um cuidado trabalho de preparação. Recebido com entusiasmo pela crítica especializada, ‘Ciclorama’ conta com a participação de uma referência incontornável da música portuguesa, Amélia Muge, e do exímio Fraser Fifield, multi-instrumentista de sopros escocês.
Em 2012, A Presença das Formigas é a única banda portuguesa no cartaz do Gouveia Art Rock, onde capta a atenção do crítico britânico Sid Smith, que escreve uma excelente crítica a ‘Ciclorama’ na prestigiada Prog Magazine. O disco merece também uma referência no programa Late Night Junction da BBC 3.
Em 2013 há uma reestruturação do grupo, passando a assumir a voz principal a cantora Sara Vidal (Luar na Lubre). Já com a nova formação, o projecto, que viria a materializar-se no segundo trabalho discográfico do grupo, é seleccionado pelo Centro Musibéria, em Serpa, para a primeira Residência de Jovens Criadores e co-financiada pelo FEDER e pela Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal.