"No ano do Bicentenário do nascimento de Alexandre Herculano, que nasceu a 28 de Março de 1810, a Associação Portuguesa de Escritores, preservando o direito à memória, está evocar esta grande e destacada figura da Cultura Portuguesa.
No auditório do Montepio, Rua do Ouro, em Lisboa, no próximo dia 4 de Outubro, pelas 18H00, vai ter lugar o debate “Herculano – Dois Séculos de Mutualismo”, que assinala o reinicio do ciclo “Alexandre Herculano 200 Anos Depois”, e contará com as intervenções de António Valdemar, Guilherme de Oliveira Martins e Vítor Melícias.
Este ciclo conta ainda com a participação de João Alves Dias e José Manuel Mendes, que nos irão revelar também outras facetas do homem e do escritor, abordando temáticas como: a maçonaria, a literatura e a cidadania.
As sessões seguintes estão calendarizadas para 12 de Outubro, 18H30 (Grémio Lusitano, Bairro Alto), 19 de Outubro, 18H30 (Centro Nacional de Cultura).
A encerrar o programa (26 de Outubro, 19H30, no café Martinho da Arcada) uma mesa-redonda com Diogo Freitas do Amaral, Eduardo Lourenço e Guilherme de Oliveira Martins, moderada por António Valdemar, José Manuel Mendes e Luís Machado.
“Alexandre Herculano 200 Anos Depois”, que tem o patrocínio do Montepio Geral, mereceu também o apoio do Ministério da Cultura, Direcção Regional de Cultura de Lisboa e do Vale do Tejo, Academia Nacional de Belas-Artes, Centro Nacional de Cultura, Diário de Notícias e Antena 1. Todas as sessões têm entrada livre, à excepção da última, no café Martinho da Arcada, que é sujeita a marcação prévia, devido à limitada lotação da sala."
Fonte: Livros & Leituras