Vitorino, 35 anos a "Semear salsa ao reguinho",
uma noite mágica no Coliseu de Lisboa. 6ªfeira, dia 7 de Outubro no Coliseu do Porto. Memória e futuro num concerto que não se pode perder.
Fotos: Light Factory
*****
Sábado dia 1 de Outubro às 19h na Antena 1, "Especial Vitorino" de Ana Sofia Carvalhêda
Nos próximos dias 5 e 7 de Outubro, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, e no Coliseu do Porto, Vitorino comemora a edição do seu primeiro disco: Semear Salsa ao Reguinho.
Muitos amigos poderiam estar em palco com Vitorino nesses dias, mas a escolha recai sobre Janita Salomé, irmão e companheiro de sempre, Tim, amigo desde os palcos do Rio Grande, Carminho, uma das novas vozes do Fado que, para Vitorino, prevalecerá no futuro e Jorge Palma amigo de longa data, companheiro de palcos e de discos.
Para tornar estes espectáculos ainda mais especiais, Vitorino vai finalmente concretizar o sonho de cantar acompanhado por uma orquestra, desta feita a Orquestra Filarmonia das Beiras, dirigida pelo maestro António Vassalo Lourenço.
O sexteto que acompanha habitualmente Vitorino estará igualmente presente e será complementado pelo pianista Filipe Raposo, responsável também pelos arranjos para orquestra.
Do alinhamento do espectáculo farão parte alguns dos temas mais marcantes da carreira do cantor, mas haverá espaço para algumas novidades.
As comemorações do 35º aniversário de Semear Salsa ao Reguinho tiveram início em Outubro de 2010, com a edição do disco Viva a República Viva!, e culminam nos coliseus, em Outubro de 2011, agora que se assinalam os 100 anos da Constituição da República, do Hino e da Bandeira de Portugal.
Apoio Antena 1!
– COLISEU DOS RECREIOS | LISBOA | 05 OUTUBRO | 21H30
– COLISEU DO PORTO | 07 OUTUBRO | 21H30
www.facebook.com/vitorinomusic
Biografia
Sempre pronto a festejar com palavras e com música, Vitorino propõe-se celebrar o seu 35º aniversário de edições discográficas com a Orquestra Filarmonia das Beiras e outros amigos!
A carreira de Vitorino tem sido ímpar em diversos aspectos: profícuo em criatividade, em 35 anos editou 22 discos, sem nunca se afastar dos valores em que acredita, manifestando-os destemidamente, e sempre com uma qualidade artística reconhecida.
A festa será no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, no dia 05 de Outubro, e no Coliseu do Porto, no dia 07 de Outubro!
Vitorino Salomé pertence desde há muito ao imaginário musical português. Temas como "Menina estás à Janela" ou "Queda do Império" têm marcado várias gerações que se habituaram por um lado à doçura da sua voz, mas também ao seu lado interventivo, mais acutilante e sarcástico.
Marginal, anarquista, romântico, republicano, alentejano, erudito são alguns adjectivos que podem descrever Vitorino isoladamente, mas que, sem dúvida, compõem a sua personalidade. Começou a cantar nos anos 1970 acompanhando Zeca Afonso, figura marcante no desenvolvimento da sua carreira e sempre musicalmente referenciado em todos os seus espectáculos.
Desde a edição do seu primeiro álbum, Semear Salsa ao Reguinho, Vitorino tem sabido manter-se fiel às suas origens alentejanas, divulgando-as, e construindo um universo musical também marcado pela temática amorosa e urbana, nomeadamente através de vários retratos da cidade de Lisboa.
Apaixonado pelas sonoridades do Sul tem feito parcerias com artistas africanos, como Tito Paris, de Cabo Verde, e sul-americanos, como o Septeto Habanero, de Cuba. A paixão pelos tangos leva-o a editar o disco Tango, em 2009, que conta com a participação de músicos argentinos.
Em 2010, Vitorino edita Viva a República Viva!, álbum com o qual comemora a implantação da República, a consagração de "A Portuguesa" como símbolo nacional e a Constituição Portuguesa de 1911. É também com este CD
que Vitorino inicia as comemorações do 35º aniversário do disco
Semear Salsa ao Reguinho.